Sociocultural >>

 Exposi��es


Adelino Ângelo
Adelino Ângelo

A exposição e homenagem ao artista plástico português Adelino Ângelo, inaugurada em 4 de junho de 2008, marcou a reabertura da Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina (APM).

Nascido no dia 8 de novembro de 1931, em Vieira do Minho (Portugal), o mestre impressionista foi descrito pela crítica internacional como ?um dos mais puros e categorizados pintores retratistas da Europa?, tendo feito mais de 2 mil retratos sob encomenda, a maioria de grandes figuras da sociedade, como integrantes da Igreja, política e realeza europeia.

Dois temas que aparecem com destaque em sua obra são a vida nômade dos ciganos e o drama dos loucos. Seus quadros fazem dele um psicanalista da pintura, sendo uma forma de se libertar e chamar a atenção para as tragédias do mundo.

O próprio Mestre Adelino Ângelo participou da inauguração da mostra na APM e fez uma retrospectiva sobre seus 50 anos de carreira. A exposição, que durou até 18 de julho do mesmo ano, foi composta por 86 obras e contou com o apoio institucional da Associação Médica Brasileira, Academia de Medicina de São Paulo e Ordem dos Médicos de Portugal.

Publicidade
© - 2011 - Todos os direitos reservados
Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, Bela Vista - São Paulo/SP - 01318-901. T (11) 3188-4200 / 4300