FAQ

 

O que é a Associação Paulista de Medicina?

A Associação Paulista de Medicina (APM) é uma entidade do terceiro setor, sem fins lucrativos e de utilidade pública, que representa os médicos do estado de São Paulo na capital e interior. Foi fundada em 29 de novembro de 1930, por Alberto Nupieri.


Qual seu objetivo?


Representar seus associados, judicial ou extrajudicialmente, visando a defesa de seus direitos. Tem o compromisso de defender o exercício da Medicina e a dignidade da profissão.


Como atua?


Trabalha no sentido de aprimorar o conhecimento técnico-científico de seus associados, além de propiciar educação médica continuada. Promove programas nas áreas cultural, social, esportiva e de lazer e também atividades voltadas para a aproximação entre médicos e sociedade.


Qual sua abrangência?


A APM reúne 14 Distritais compostas por 73 Regionais, além de Departamentos e Comitês Científicos. O quadro associativo da entidade congrega mais de 32 mil médicos, entre profissionais, residentes e acadêmicos.


Por que se filiar à APM?


A entidade oferece uma vasta gama de produtos, serviços e benefícios que facilitam o dia a dia do associado. Possui parceria com empresas privadas que oferecem descontos especiais. Mantém também compromisso com a sociedade, realizando programas na área científica destinados à população. São palestras de orientação em Saúde, medicina preventiva e programas de esclarecimento sobre temas relevantes à sociedade.


Que tipos de serviços são disponíveis aos associados?


Com vantagens especiais, oferece seguros personalizados, planos de previdência e de assistência médica, além de serviços de gestão no consultório, entre diversos outros. Promove exposições de arte, eventos artísticos, sociais e culturais. Conta com o Museu da História da Medicina e a Pinacoteca, na capital, que congrega obras de renomados artistas brasileiros, além do Clube de Campo, localizado na Serra da Cantareira, disponível para a utilização dos associados da capital e do interior.


E quais os benefícios?


Diversas áreas de interesse do médico, como automóveis, cartões de crédito, lazer, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, hotéis / viagens, idiomas, informática, instrumentos de trabalho, instrumentos musicais, previdência privada, joias e acessórios, restaurantes / bebidas e seguros e planos de saúde, estão contempladas no Clube de Benefícios da APM, aberto à participação de todos os associados no estado de São Paulo. Mais informações: www.apm.org.br/clubedebeneficios ou Central de Relacionamento: (11) 3188-4360 / 4579.


Quais as bandeiras de luta da entidade?


A Associação contribui para a elaboração das políticas de Saúde e o aperfeiçoamento do sistema médico assistencial no estado de São Paulo. Entre as principais bandeiras políticas nas quais a APM está envolvida, representando a classe médica, estão: carreira de Estado para o médico, plano de carreira, cargos e vencimentos (PCCV), luta contra a abertura indiscriminada de escolas de Medicina, implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) e melhores condições de trabalho e remuneração junto aos planos de saúde.


Como a APM atua no campo de responsabilidade social?


Incentiva e valoriza profissionais e estudantes de Medicina a realizarem trabalhos voluntários sobre temas relacionados à educação, Saúde, meio ambiente e assistência social. Promove palestras gratuitas e abertas ao público sobre Saúde e apoia programas governamentais que incentivam a qualidade de vida da população. Oferece serviço especial de assistência aos médicos, em doença ou impedimento permanente, bem como famílias de médicos falecidos. Além disso, promove, mensalmente apresentações de música erudita em hospitais e oferece uma tarde cultural de Chá com Cinema, que arrecada cerca de 7 toneladas de alimento por ano, doados a entidades assistenciais.


Quais os projetos de educação médica continuada?


Desenvolve um amplo programa de educação médica continuada a profissionais de todas as especialidades. Realiza cursos, reuniões, congressos, jornadas e workshops. Incentiva a pesquisa na área médica e edita as publicações científicas “São Paulo Medical Journal – Evidence for Health Care” e “Diagnóstico & Tratamento”. Conta, ainda, com uma Biblioteca em sua sede, totalmente informatizada, com mais de 30 mil títulos disponíveis para consulta e acesso à internet e à pesquisa online na Bireme, Medine e LILACS.

Publicidade
© - 2011 - Todos os direitos reservados
Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, Bela Vista - São Paulo/SP - 01318-901. T (11) 3188-4200 / 4300