Imprensa >>

 Últimas Notícias

18.12.13 - Alegrando a Santa Casinha: projeto leva brinquedos a 150 crianças

Por: Adriane Pancotto
Fotos: Osmar Bustos

Atenção, afeto, brinquedos, música e muita alegria. O projeto Alegrando a Santa Casinha transformou mais uma vez o dia de crianças, familiares e funcionários da Pediatria da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na manhã da última terça-feira, 17 de dezembro. Todos os quartos com crianças foram visitados, começando pela ala infantil no prédio da Ortopedia. 

O Departamento de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Medicina, realizador da ação, contou novamente com a colaboração do grupo Mulheres da Verdade e da Banda de Palhaços. E para a entrega dos brinquedos, tinha também um simpático Papai Noel.

"Estou desde o início, há cinco anos, e ver nos olhinhos das crianças a felicidade de receber um presente das mãos do Papai Noel é lindo. Sinto-me honrado de fazer parte desse dia tão especial para os pequenos e para as mamães também”, disse Sérgio Paiva, Papai Noel e marido de uma das médicas da Pediatria.

Enfermeiros, médicos, auxiliares e residentes se emocionaram com a visita. Muitos deles, já há anos na Pediatria, aguardam ansiosos para o dia da festa. "Porque isso é uma verdadeira festa para todos aqui. É um momento de descontração, as crianças saem da realidade da doença, assim como as famílias que estão aqui. Quando as crianças entram no hospital, é como se elas e suas mães ou pais deixassem a alegria do lado de fora. Por isso, trazer palhaços, músicos, Papai Noel e pessoas que demonstram carinho é o mesmo que dar um pouco de esperança a todos”, disse Luiz de Castro Sobrinho, enfermeiro-chefe da Pediatria.

Todos os elevadores tiveram as portas adesivadas e, ao final, crianças, acompanhantes, funcionários e colaboradores assistiram à soltura de balões coloridos.

Um dia especial

A pequena Khayene, de 4 anos, tenta vencer um linfoma. A mãe, que procura não deixar de sorrir para a filha, ficou encantada com a visita dos voluntários. "Olha a carinha dela. Está feliz!”, falou Elisete Soares de Querioz. 

Vinicius nem parece ter somente 12 anos. Todas as dificuldades enfrentadas desde que a rara linfangiomatose se manifestou exigiram do menino amadurecimento mais rápido. Acostumado com injeções e medicamentos diariamente, Vinícius fala que tem esperança de um dia ter uma vida normal. Ele ganhou um jogo de cartas e estava ansioso para ler as instruções. "Não sei jogar ainda, mas já aprendo. Gostei do presente”, disse o garoto, ao lado do pai Almiro Ferreira França.

Sensível pelos problemas de saúde de Ezequiel, dona Aparecida Vieira Meira Santana chorou quando o Papai Noel entrou no quarto. A tia deixou o emprego para cuidar do sobrinho, que nasceu prematuro e nunca saiu do hospital. Agora, ela conta as horas para ver o bebê de 5 meses em casa. "Ele recebe alta na sexta-feira. Meu coração começa a ficar mais tranquilo”, disse.

Maria Clara Barnel foi logo esticando os bracinhos para abraçar a macaca Chiquinha, fantoche que o palhaço Cebola leva no colo. Com pouco mais de 1 ano, a pequena Maria Clara se preparava para entrar em cirurgia. Agarrada à filha, a mamãe Stefanni Martinez Lima deu um beijo na menina quando o presente foi entregue. "Ela vai passar por tudo isso vitoriosa, tenho certeza. Agradeço pelo carinho que recebemos hoje. Estamos precisando disso”, disse a mãe emocionada.

Também emocionada ficou Gabrielly, que vai voltar para a casa, no Pará, curada do problema cardíaco e com uma bonita recordação em meio à angústia do quarto de hospital. A menina de 11 anos, internadas há 21 dias, só tinha visto o Papai Noel pela televisão. O sorriso largo revelava o encantamento da Gabi. "Ele é bonito e engraçado”, disse. A mãe Maria Vilma Borges da Silva não sabia se fotografava ou enxugava as lágrimas. "Minha menina tá tão feliz! Olha pra ela! Nunca vamos esquecer esse dia.”

Notícias Relacionadas

Vídeos Relacionados

Publicidade
© - 2011 - Todos os direitos reservados
Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, Bela Vista - São Paulo/SP - 01318-901. T (11) 3188-4200 / 4300