Imprensa >>

 Últimas Notícias

05.11.14 - Música em Pauta fecha sua programação de 2014 com primor


Fotos: Osmar Bustos

Na última quarta-feira (29), ocorreu a última edição do ano do Música em Pauta, com apresentação dos músicos Dartiu Xavier da Silveira, no piano, e Tulio Pires, no violoncelo. No repertório, que vai desde o barroco até o período moderno, foi dado destaque ao equilíbrio composicional e ao amadurecimento, dando ao ouvinte a percepção e contextualização da História da Música expressada pela arte musical.

O programa contou com as 7 Variações de Beethoven, Phantasiestücke de Schumann, Sonata n. 1 de Brahms e Capricho Opus 49 de Villa-Lobos. Os músicos cumpriram seu objetivo de divulgar o repertório camerístico, demonstrando como a evolução histórica musical influenciou a escrita, a sonoridade, o timbre e a técnica de cada instrumento.

Dartiu Xavier da Silveira foi aluno de Dirce Moraes e Isabel Mourão, graduando-se pela Escola Municipal de Música na classe de Sonia Muniz. Estudou interpretação pianística com Bruno Seidlhofer, da Academia de Viena, em 1971. Vencedor de cinco concursos nacionais, ao longo da carreira realizou turnês na América Latina e Europa. Também desenvolveu amplo repertório como solista, abrangendo do período Barroco ao Contemporâneo.

Tulio Pires é bacharel em música com habilitação em violoncelo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Neto” (UNESP). Entre 2005 e 2007, estudou na Musikhochschule Luzern (Suíça). É pós-graduado em música de câmara sob orientação de David Chew na Uninter – IBPEX. Atualmente, cursa mestrado em música nas práticas interpretativas como linha de pesquisa na Universidade de Campinas (UNICAMP).

Este ano, o Música em Pauta também trouxe apresentações de Luiz Bueno e Fernando Melo; Toninho Carrasqueira, Benjamim Taubkin e Ruy Deutsch; Carmen Monarcha e Daniel Gonçalves. Aguarde a programação de 2015 em breve!

Notícias Relacionadas

Vídeos Relacionados

Publicidade
© - 2011 - Todos os direitos reservados
Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, Bela Vista - São Paulo/SP - 01318-901. T (11) 3188-4200 / 4300