Imprensa >>

 Últimas Notícias

29.09.16 - Música em Pauta teve show de Hercules Gomes na última quarta

Por: Keli Rocha
Fotos: Osmar Bustos

O pianista e compositor Hercules Gomes foi atração do Música em Pauta, realizado na última quarta-feira, 28 de setembro, no Auditório Nobre da Associação Paulista de Medicina. Essa é a terceira apresentação da temporada 2016 do programa da APM.  

"Já toquei algumas vezes em shows aqui na entidade, mas sempre em bandas de amigos. Toda vez que vinha aqui, imaginava quando faria uma apresentação dos meus trabalhos. Este evento hoje é uma concretização”, agradeceu Hercules, ao expor trabalhos do pianista e compositor brasileiro Ernesto Nazareth (1863-1934): ‘Matuto’, ‘Confidências’ e ‘Atlântico’.

"O repertório é a consolidação de um projeto meu, iniciado em 2013, que se chama ‘nazarethiano’, com músicas de Ernesto Nazareth, um pianista brasileiro muito importante que continua influenciando gerações. Não toco as músicas simplesmente como ele as escreveu para piano, mas faço arranjos pessoais, mais contemporâneos, e com influências de músicos que vieram, principalmente, depois dele”, explicou Hercules.

Influenciado por composições brasileiras, principalmente as tradicionais, Hercules afirma gostar de tocar baião e maracatu, sempre com a proposta de explorar a técnica e sonora do instrumento. Ao apresentar ‘Duda no Frevo’, de Senô (1932), ele esclareceu que "o frevo é um dos menos explorados pelos pianistas, pois é um ritmo que proporciona certa dificuldade na execução”, mas, de forma igual, o fascina.

Tem como referência Dominguinhos (1941-2013). "Posso falar que é um dos maiores gênios da humanidade, não tenho palavra melhor para defini-lo. Cada vez que ouço suas composições, fico impressionado”, ressalta. Para homenageá-lo, fez as apresentações de ‘Princesinha do Choro’ e ‘Fuga pro Nordeste’.

Ainda fizeram parte do repertório ‘Corrupião’, de Edu Lobo (1943); ‘Evocação nº 1’, de Nelson Ferreira (1902-1976); e ‘De frente pro crime’, de João Bosco (1946). De composições próprias tocou ‘Valsarola para Ernesto Nazareth’, ‘Allegro em 3’, ‘Platônica’, ‘Apucarana’ e ‘Nação Primeira’. Para fechar, fez uma homenagem a Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935), compositora, pianista e maestrina.

Bibliografia
Natural de Vitória (ES), Hercules Gomes, de 36 anos, iniciou sua vocação pela música aos 13 anos, como autodidata. Aos poucos, já tocava em bandas capixaba. Estudou na Escola de Música do Espírito Santo e ingressou no curso de graduação em Música Popular na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde se formou bacharel. "Foi na universidade que conheci o instrumento [piano] e aprendi. Sempre gostei de arranjos, mas foi a partir do disco que gravei, em 2013, que comecei o trabalho artístico de fato”, afirmou o músico.

Notícias Relacionadas

Vídeos Relacionados

Publicidade
© - 2011 - Todos os direitos reservados
Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, Bela Vista - São Paulo/SP - 01318-901. T (11) 3188-4200 / 4300