Imprensa >>

 Notícias em Destaque

26.06.09 - Congresso de Neuro recebe mais de 1.400 inscritos

Por: APM
Fotos: APM

A cidade do Guarujá, no litoral paulista, é sede do VII Congresso Paulista de Neurologia, entre os dias 25 e 27 de junho. A programação contou com grandes temas de interesse para a atualização científica na área. O evento está sendo um sucesso, com mais de 1.400 participantes inscritos e uma grande área de exposições à disposição dos congressistas. O público é composto por especialistas de diversas regiões do Estado de São Paulo e do Brasil.

Na abertura oficial do evento, ocorrida na noite de quinta-feira, 25, no hotel Sofitel Jequitimar, o presidente do congresso, Luiz Domingos Mendes Melges, disse que os temas escolhidos procuraram contemplar as diferentes áreas dentro da neurologia. O programa é extenso, com cursos pré-congresso e vários temas de atualização. "A importância dos congressos vai além da formação profissional. O espaço permite conhecer diferentes sotaques e culturas e fazer amigos", considera. Melges lembrou a importância e agradeceu o empenho do atual presidente da Comissão Organizadora do evento, Rubens Gagliardi, que "plantou a semente deste congresso".

O presidente do departamento de Neurologia da APM, Rubens Reimão, salientou o aspecto científico e social do evento. "Este é o maior que tivemos até hoje. Saímos da fronteira do Estado e estamos recebendo, aqui, pessoas de todo o país. Isso é resultado da força da neurologia do Estado de São Paulo", ressaltou Reimão.

Segundo o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), Jorge Carlos Machado Curi, que também representou a Associação Médica Brasileira (AMB), o Congresso de Neurologia traz conforto e alívio num momento em que todos nós lutamos para superar a mazelas das áreas sociais do país: educação e saúde.

A prefeita do município do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, afirmou que "é uma honra contar com pessoas ilustres na cidade do Guarujá, e que as portas estão abertas para todos os médicos.

O deputado federal Eleuses Paiva, ex-presidente da APM e da AMB, compareceu à abertura do evento, quando falou sobre o projeto de decreto legislativo 1.632/09, que sustenta a Portaria Interministerial 444, que estabelece a correspondência curricular para fins de revalidação de diplomas de medicina obtidos no exterior, com a finalidade de orientar os procedimentos de revalidação conduzidos pelas instituições de educação superior.  "Temos de defender a nossa profissão, não podemos deixar a nossa medicina ser tratada com cores político-partidárias", defendeu, relacionando-se ao acordo Brasil-Cuba, que favorece médicos formados na ELAM - Escola Latino-Americana de Medicina, de Cuba. Paiva concluiu pedindo o apoio e a pressão dos médicos.

O tema é destaque aqui no site. Confira.

Prêmios
Após a solenidade de abertura, foram entregues os prêmios e homenagens da noite. A comenda Antônio Branco Lefevere, um reconhecimento à dedicação e contribuição à especialidade, foi entregue a Sylvio Saraiva e a José Lamartine de Assis.

Foram três os ganhadores do Prêmio Prof. Dr. Roberto Melaragno Filho: Fabrício Ferreira de Oliveira, Karina Nocelo Ferreira e Keila Narimatsu.

Presenças

Também fizeram parte da mesa de abertura do VII Congresso Paulista de Neurologia: o secretário de Saúde do Guarujá, Geronimo Ferreira Vilhanueva, a presidente da Academia Braslileira de Neurologia (ABN), Elza Dias Tosta, o presidente de honra do congresso, Jaime Antunes Maciel Júnior e o presidente da comissão organizadora do congresso, Rubens Gagliardi.

Texto: Luciana Oncken - editora
Fotos: Osmar Bustos

Notícias Relacionadas

Vídeos Relacionados

Publicidade
© - 2011 - Todos os direitos reservados
Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, Bela Vista - São Paulo/SP - 01318-901. T (11) 3188-4200 / 4300