Imprensa >>

 Notícias em Destaque

13.10.09 - Palhaços, presentes e alegria para as crianças da Santa Casa

Por: APM
Fotos: APM

As crianças atendidas na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo ganharam 350 brinquedos e receberam a visita de três palhaços, no dia 13 de outubro. O Projeto Alegrando a Santa Casinha, da Associação Paulista de Medicina, reuniu outras entidades como a Associação Cruz Verde, Mulheres da Verdade, Associação Comercial de São Paulo / Conselho da Mulher e Associação Brasileira de Brinquedotecas.

Em torno de 130 crianças, de 0 a 14 anos, participaram da brincadeira, incluindo as que faziam quimioterapia e as do pronto-atendimento. "Está provado que diminuem os períodos de internação quando elas recebem carinho, calor humano e têm oportunidade de brincar", ressalta a diretora de Ações Comunitárias da APM, Yvonne Capuano, também integrante da mesa administrativa do hospital.

Marilena Pacios, superintendente da Associação Cruz Verde, lembra que os palhaços e os brinquedos levam alegria e vivacidade também aos profissionais, muitas vezes expostos a situações de grande sofrimento, tensão e esforço. A pediatra e cardiologista infantil Maria Lúcia Passarelli, diretora do Departamento de Pediatria e Puericultura da Santa Casa, conta que há 133 médicos e um total de 440 profissionais apenas nesta área da instituição.

A média de permanência das crianças internadas é de sete meses, mas há 12 pacientes com doenças crônicas há mais de um ano no hospital. O provedor da Santa Casa, Kalil Rocha Abdalla, destaca que são todas de famílias bastante carentes.

Ao final das visitas, foram soltos 3 mil balões coloridos em frente ao prédio de cinco andares. Muitas crianças acompanharam tudo das janelas de seus quartos. Também foram entregues 30 enxovais a mães de bebês recém-nascidos.

O Projeto Alegrando a Santa Casinha teve início em dezembro de 2008, com a distribuição de presentes natalinos, que deve se repetir também este ano. A ação faz parte da Semana do Médico da APM, cujas atividades ocorrem até 18 de outubro, Dia do Médico. Confira a programação: www.apm.org.br/semanamedico.

13/10/09

Texto: Camila Kaseker
Fotos: Osmar Bustos

Notícias Relacionadas

Vídeos Relacionados

Publicidade
© - 2011 - Todos os direitos reservados
Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, Bela Vista - São Paulo/SP - 01318-901. T (11) 3188-4200 / 4300