Imprensa >>

 Notícias em Destaque

16.10.09 - Médicos são homenageados em mais dois hospitais de São Paulo

Por: APM
Fotos: APM

O Serenata nos Hospitais, projeto que faz parte da Semana do Médico da Associação Paulista de Medicina (APM), levou muita música popular brasileira para mais dois hospitais de São Paulo, no dia 15 de outubro: o Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, e o Hospital Estadual de Heliópolis.

Os médicos fizeram uma pausa em suas atividades e o público se animou com as canções pedidas pelos próprios espectadores. Músicas como "Emoções", de Roberto Carlos, "Uma tarde em Itapuã", de Toquinho e Vinícius de Moraes, "A banda", de Chico Buarque, e "Carinhoso", de Pixinguinha, foram as mais pedidas, para a alegria dos músicos Celso Marques (flauta), Paulo Costa (violão) e Guy Sasso (contrabaixo).

Para Monique Marie Bourget, médica de família e diretora do Hospital Santa Marcelina, foi um privilégio receber os músicos e ter um momento de relaxamento. "A musicoterapia é muito especial e deve ser mais valorizada pelos hospitais como um fator de humanização e valorização do trabalho dos médicos e da recuperação dos pacientes", afirma. O hospital mantém algumas iniciativas, como música ambiente dentro do centro cirúrgico e em algumas salas de parto.

Santa Marcelina

Heliópolis

A pediatra Sueli Lefort, supervisora de Neonatologia do hospital, acredita que momentos como esse fazem com que as mães possam voltar mais calmas ao trabalho. "Ouvir música é fundamental até para a boa produção de leite das mães, imagine então o benefício que causa a nós, médicos", destaca.

Anália Conceição da Silva, paciente do hospital há seis meses, agradece muito a iniciativa. Ela faz hemodiálise três vezes por semana e cada sessão dura, em média, quatro horas. "Se houvesse música todo dia, estaria até melhorando mais rápido", brinca.

No hospital de Heliópolis, o ponto alto foram as músicas "As rosas não falam", de Cartola, e "Como é grande o meu amor por você", de Roberto Carlos, quando todos os funcionários presentes ao saguão da instituição cantaram junto com os músicos e se emocionaram.

"Iniciativas como essa são importantes para ressaltar que os médicos precisam tanto de ambientes de descontração e animação quanto os pacientes e devem ser lembrados sempre", argumenta Diego Teixeira, 26 anos, médico residente de Infectologia.

No dia 16 de outubro, o projeto Serenata nos Hospitais passará pelo Hospital do Mandaqui e pelo Hospital do Servidor Público Municipal. Saiba mais.

Texto de: Rita Cino

Fotos: Osmar Bustos

16/10/2009

Notícias Relacionadas

Vídeos Relacionados

Publicidade
© - 2011 - Todos os direitos reservados
Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, Bela Vista - São Paulo/SP - 01318-901. T (11) 3188-4200 / 4300