Imprensa >>

 Últimas Notícias

21.12.09 - APM leva 450 presentes para crianças da Santa Casa

Por: APM
Fotos: APM

A menos de uma semana do Natal, Papai Noel fez sua visita antecipada à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em mais uma edição do projeto Alegrando a Santa Casinha, parceria da Associação Paulista de Medicina (APM) e o movimento Mulheres da Verdade, que leva alegria e carinho aos pequenos pacientes, alguns deles moradores do hospital.

O dentista Sérgio Paiva, marido de Márcia, uma das pediatras do hospital, incorporou o personagem principal. Vestido a caráter, do gorro ao cano da bota, Papai Noel e mais de uma dezena de ajudantes passaram pelos quatro andares da ala de pediatria do hospital distribuindo cerca de 450 presentes e incontáveis sorrisos para crianças, acompanhantes e funcionários da instituição.

Para não juntar poeira, a decoração foi feita com adesivos

Três músicos acompanharam o grupo, tocando cantigas infantis e canções natalinas, o que deixou o clima ainda mais emocionante e levou muita gente às lágrimas, como a chefe de enfermagem Eliane Redondo - que confessou chorar a cada ação do Alegrando a Santa Casinha - e o próprio Noel. Pela primeira vez como bom velhinho, ele disse ter se emocionado com a felicidade que as crianças irradiam, "mesmo com os probleminhas que cada uma tem". Contrariando a tradição, Sérgio aproveitou o traje para fazer o seu pedido, que não poderia ser outro senão saúde, "para que Deus abençoe cada família e ajude cada criança a se recuperar".

Do Sítio do Pica-Pau Amarelo a Noite Feliz, o grupo de músicos deu o toque especial ao evento

O Alegrando a Santa Casinha recebeu o apoio da Associação Cruz Verde e contou, ainda, a apresentação do coral de Idosos do Projeto Educacional Capuano (PEC) e a soltura de três mil balões em frente ao prédio, para que as crianças pudessem ver pela janela, já que muitas delas não podem sair de dentro dos seus quartos.

A entrada da Santa Casa...

... de onde foram soltos cerca de 3 mil balões

Por trás dos brinquedos

A entrega dos presentes durou cerca de uma hora e meia, mas o Alegrando a Casinha havia começado bem antes, com a decoração em todos os andares do prédio. Foram utilizados adesivos com temas natalinos e infantis, feitos de material atóxico e de fácil limpeza, preenchendo de cores e alegria os elevadores e corredores da instituição.

O presidente da APM, acompanhando a entrega dos brinquedos

Uma das várias ajudantes, carregando os sacos de presentes

Idealizadora do projeto, a diretora de Ações Comunitárias da APM, Yvonne Capuano, fez questão de estar presente e agradecer o apoio do provedor da Santa Casa, Kalil Abdalla, e do presidente da APM, Jorge Carlos Machado Curi. Ela classificou os dois médicos como "pessoas privilegiadas por Deus" porque entendem que "medicina é a gente fazer o que pode pelos outros, não só na área médica, mas também na área humana".

Curi, por sua vez, ressaltou a importância da Diretoria de Ações Comunitárias, área que considera fundamental na medicina. "É impossível fazer medicina sem pensar em ações sociais. Essa Diretoria ajuda a preservar os valores fundamentais da profissão, tais como humanização e solidariedade, base da relação médico-paciente."

Curi e o provedor da Santa Casa, Kalil Abdalla

A diretora da APM  Yvonne Capuano com o coral de idosos

Já o provedor da Santa Casa aproveitou a ocasião para revelar um novo projeto, que consiste em aproveitar para a ala pediátrica do hospital os recursos da Nota Fiscal Paulista. "Vamos pedir àquelas pessoas que não declaram o CPF na Nota Fiscal que as enviem para a Santa Casa."

A partir do próximo ano, serão colocadas urnas de coleta de notas fiscais em vários pontos da cidade. Uma funcionária da Santa Casa vai cadastrar as notas com o CNPJ da instituição e o dinheiro será usado para montar uma casa de apoio a crianças em estado terminal paliativo. Segundo Kalil, o hospital já tem em vista uma residência próxima, que poderia ser reformada para receber os pacientes. A data de instalação, entretanto, dependerá da arrecadação.

Texto: Bruna Cenço
Fotos: Thaís Ribeiro

Atualizado em 18/01/10

Papai Noel fazendo a entrega dos presentes

A chefe de enfermagem Eliane Redondo: "Sempre choro"

 

Notícias Relacionadas

Vídeos Relacionados

Publicidade
© - 2011 - Todos os direitos reservados
Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, Bela Vista - São Paulo/SP - 01318-901. T (11) 3188-4200 / 4300