Imprensa >>

 Últimas Notícias

25.08.10 - Música nos Hospitais leva orquestra ao Grajaú

Por: APM
Fotos: APM

Em concerto gratuito, Orquestra do Limiar apresentará peças de grandes nomes da música barroca, romântica e clássica

O programa Música nos Hospitais, promovido pela Associação Paulista de Medicina, está de volta a São Paulo, capital, em 1º de setembro, para uma apresentação no Saguão de Eventos (1º andar) do Hospital Geral do Grajaú a partir das 11h. Na ocasião, músicos da Orquestra do Limiar, regidos pelo mãstro e também médico dr. Samir Rahme, se apresentarão a pacientes, funcionários e visitantes, gratuitamente.

Ainda em São Paulo, o projeto segue em 22 de setembro para o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Já comprovado por estudos, a música instrumental proporciona momentos de conforto a pacientes, familiares, funcionários e população em geral, beneficiando o tratamento e até mesmo reduzindo o tempo de internação.

Para aqueles que não puderem se locomover ao local da apresentação por orientação médica, alguns músicos percorrerão as diversas dependências da instituição em duos, trios e quartetos.

O projeto Música nos Hospitais tem o objetivo de popularizar a música instrumental e valorizar jovens instrumentistas brasileiros, e conta com o patrocínio da sanofi-aventis e o incentivo da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. 

Além da capital, já receberam a apresentação do grupo os municípios de Ribeirão Preto, Sorocaba e Santo André. Fora do Estado, o programa esteve na cidade do Rio de Janeiro, Salvador e Brasília.

"É uma contribuição para a humanização dos Hospitais, levando um momento de descontração e vivência musical, além de colaborar para o incremento da ação cultural em nosso país", afirma o mãstro Samir Rahme.

Apresentando cada peça de forma lúdica e interativa, o regente, que também é médico, propõe momentos de reflexão, por intermédio da harmonia e do bem-estar proporcionados por música de qualidade. 

Até o momento, o Música nos Hospitais já beneficiou mais de 20 mil pessoas, entre médicos, pacientes, colaboradores e visitantes em concertos em grandes instituições, como Hospital São Paulo (Unifesp), Santa Casa de SP, Instituto do Coração da FMUSP (InCor), Hospital das Clínicas, Hospital Samaritano, Hospital A. C. Camargo, Hospital Geral de Itapecerica da Serra, AACD, Hospital do Coração, Hospital Santa Paula, Hospital 9 de Julho, Hospital do Servidor Público Estadual, Municipal, entre outros.

A Orquestra

A Orquestra do Limiar é composta por 14 jovens músicos que, com entusiasmo, contagiam a plateia com acordes familiares de obras de grandes nomes da música barroca, romântica ou clássica, sem esquecer de compositores contemporâneos brasileiros e internacionais. 

Confira a atual composição da Orquestra:

Regência: Samir Rahme

Spalla: Marcos Scheffel
Violino I: Wassi Dias Carneiro, Paula Vazquez, Luiz Guilherme Nóbrega, Kleberson Buzo

Violino II: Marcela Venditti, Gustavo Cunha, Anderson Figueiredo, Jean Paulo Olivar Casimiro
Viola: Irina Matzen, Glaucia Fãlis
Violoncelo: Leandro Tenório, Rafãl Oliveira
Contrabaixo: Amílcar Roque

Sobre a Associação Paulista

Notícias Relacionadas

Vídeos Relacionados

Publicidade
© - 2011 - Todos os direitos reservados
Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, Bela Vista - São Paulo/SP - 01318-901. T (11) 3188-4200 / 4300