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15.08.12 - Pesquisa APM/DataFolha confirma problemas entre usuários e planos de saúde

Por: Cristiane Santos
Fotos: Osmar Bustos

Serviço 0800 é lançado para atender pacientes com dificuldades na rede particular 
  

Na manhã de 15 de agosto, a Associação Paulista de Medicina (APM) apresentou à imprensa a pesquisa Datafolha que denuncia a dimensão dos problemas enfrentados pelos usuários dos planos de saúde no estado de São Paulo, e aproveitou a ocasião para comunicar o lançamento do serviço nacional de 0800 que, em parceria com a ProTeste, está recebendo reclamações dos usuários de planos de saúde e vai orientar o público descontente com os serviços de saúde da rede particular.
 
A pesquisa, realizada em maio, retrata o universo de 10 milhões de usuários de planos de saúde, e quantifica os principais problemas ocorridos no dia a dia. Segundo o levantamento do Datafolha, 64% dos pacientes relataram problemas para marcar consultas; 40% para marcar e realizar exames diagnósticos e, o que é gravíssimo, 72% tiveram problemas no pronto-socorro, ou seja, quando a pessoa mais necessita de agilidade e resolubilidade.
 
De acordo com o presidente da APM, Florisval Meinão, a realidade enfrentada pelos usuários dos planos de saúde chega a ser parecida com a de quem utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), já que o usuário enfrenta muitos obstáculos para marcar consultas e realizar exames, mesmo pagando caro pelo plano particular. "O plano de saúde é uma prioridade no orçamento das famílias. No entanto, as operadoras de saúde impõem dificuldades para que os pacientes consigam realizar os procedimentos indicados pelos médicos. Nosso objetivo é buscar soluções para estes problemas”, diz Meinão.
 
Por sua vez, a coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste), Maria Inês Dolci, disse que é necessário fazer uma cobrança mais marcante sobre a atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), pois é tarefa deste órgão zelar pela garantia de bons serviços aos usuários de planos de saúde. "Nenhuma empresa está sendo penalizada pelos maus serviços. Enquanto isso, os usuários estão pagando impostos e mensalidades para serem mal atendidos dessa maneira”, afirma Maria Inês.  
 
Os diretores de Defesa Profissional da APM, João Sobreira de Moura Neto e Marun David Cury, comemoram o lançamento do serviço 0800 e a apresentação da pesquisa à sociedade, pois entendem que, com a divulgação desses dados, órgãos como o Ministério Público poderão atuar para resolver os problemas coletivos relacionados aos maus serviços prestados pelos planos de saúde. Além disso, segundo os diretores, médicos e pacientes se sentem representados na discussão de um problema que atinge toda a sociedade.
 
O serviço SOS pacientes: planos de saúde APM-ProTeste oferece à população o telefone 0800.200.4200 para registrar, gratuitamente, as reclamações dos consumidores que têm problemas com planos de saúde.
 
Veículos de comunicação como Globonews, TV Bandeirantes, SBT, Rede TV, CBN, TV Record, Rádio Globo, TV Cultura, Veja, Folha de S. Paulo, Estadão e G1, entre outros, acompanharam a coletiva e registraram a apresentação comandada pelo presidente da APM, Florisval Meinão. O evento também contou com a presença de Aloysio Tibiriçá Miranda, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Márcio Bichara, secretário de Saúde Suplementar da  Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Renato Azevedo Júnior, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), José Luiz Bonamigo Filho, primeiro tesoureiro da Associação Médica Brasileira (AMB), Carlos Cézar Barbosa, promotor de justiça do Ministério Público de São Paulo, Paulo Oliver, da Comissão da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil Secção São Paulo (OAB/SP), Maria Lucia Varellis, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), Silvio Cecchetto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Jamil Murad, vereador de São Paulo, e Danilo Bernik, do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios (Sindhosp). 
 
Veja a íntegra da pesquisa aqui 
 

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