Imprensa >>

 Últimas Notícias

03.05.13 - AMB lança Salve Saúde em São Paulo


Fotos: Osmar Bustos

No último dia 30 de abril, em solenidade no Hotel Renaissance, a Associação Médica Brasileira (AMB) realizou o lançamento do movimento Salve Saúde em São Paulo. O almoço teve presença de diversas lideranças das áreas da saúde e jornalistas, além do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif. Representando a Associação Paulista de Medicina (APM), estiveram presentes o presidente Florisval Meinão e o diretor de patrimônio e finanças, Murilo Rezende Melo.

O Salve Saúde é um projeto ambicioso que visa reunir em um único site (www.salvesaude.com.br) todas as informações necessárias para promoção de saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil. Articulado com as sociedades de especialidade, Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (CROSP) e Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), o site contém informações fornecidas por diversos especialistas, que devem continuar alimentando o conteúdo.

Nise Yamaguchi, coordenadora do Salve Saúde, acredita que o Estado deve aproveitar o ensejo e abraçar a causa: "O poder público tem que aproveitar essa ação dos médicos e cirurgiões-dentistas apoiando o projeto. Nossos hospitais estão entupidos de doentes que poderiam evitar essas complicações se fossem educados de maneira adequada. Não podemos nos conformar com isso”.

O processo é visto como de longo prazo, uma vez que é baseado na educação da população, que, por conta de maus hábitos alimentares e vida sedentária, assiste a incidência das doenças crônicas não transmissíveis aumentar cada vez mais. A expectativa é que os médicos comecem a divulgar o Salve Saúde aos pacientes e que as crianças sejam conscientizadas sobre os cuidados com a saúde cada vez mais cedo.

"É uma ousadia lançarmos um projeto com essa envergadura, já que precisamos mudar a cultura de uma população. Para tal, precisamos de ao menos uma geração nova, mas temos que fazer. Precisamos promover saúde com base em dois pilares: atividade física e alimentação”, avalia Florentino Cardoso, presidente da AMB.

As dicas são relacionadas a diversas áreas, como, entre outras, saúde da criança, saúde da mulher, saúde bucal, alimentação, cuidados com o coração, cuidados odontológicos, tabagismo, alcoolismo, câncer de pele e cuidado com medicamentos. Além de uma seção de histórias que inspiram, mostrando casos reais de melhorias na saúde da população.

"Por ser um projeto de longo prazo, temos que dar o primeiro passo investindo pesado na nova geração. Temos que atingir as crianças já na escola, a meta é mudar o conceito das atividades da disciplina de Educação Física, torná-lo mais amplo. Precisamos nos entrosar com a educação e outros setores para levar o Salve Saúde adiante”, finalizou o vice-governador Guilherme Afif.

Notícias Relacionadas

Vídeos Relacionados

Publicidade
© - 2011 - Todos os direitos reservados
Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, Bela Vista - São Paulo/SP - 01318-901. T (11) 3188-4200 / 4300