Sociocultural >>

 Pinacoteca

A Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina (APM) surgiu como iniciativa conjunta de médicos, artistas e críticos de arte que, na década de 1940, participavam de palestras e debates sobre artes plásticas na sede da entidade.

A ideia era criar uma galeria composta por quadros de pintores brasileiros da época, com o intuito de estimular o interesse artístico dos associados. Di Cavalcanti e Aldo Bonadei, ao lado de conceituados críticos de arte, como Sérgio Milliet e Lourival Gomes Machado, participaram de diversas reuniões com médicos sobre o tema.

Então, começou a ser formado o acervo em 1948 pelo diretor de Cultura Geral à época, Ernesto Mendes, que, apesar do clima de apatia e de indiferença ao modernismo, soube investir nos principais representantes do movimento.

Na ocasião, foram adquiridas 14 obras bem mais em conta do que o valor real de cada uma. Outros dois quadros foram doados pela família do professor Jairo Ramos, então presidente da APM. Um outro, por Lasar Segall.

O apoio da Diretoria da APM, somado às colaborações dos próprios artistas, possibilitou a reunião de um significativo acervo, que representa um roteiro histórico da época de formação e consolidação do movimento modernista brasileiro (Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Di Cavalcanti, Lasar Segall).

A Pinacoteca também possui entre seus expoentes representantes do denominado Grupo Santa Helena (Rebolo, Bonadei, Volpi, Clóvis Graciano e Zanini). Com o tempo, a coleção foi ampliada e, além das 35 obras do período de 1930 a 1950, é composta por artistas contemporâneos.

O raro acervo atrai especialistas do mundo todo e está aberto à visitação pública e livre, durante a semana. É mais um motivo para que os associados da capital e do interior frequentem a sede da entidade, em São Paulo. Podem ser agendadas visitas de grupos, com monitoria oferecida pela própria APM. Não deixe de conhecer este espaço cultural!


Visitas

De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
Endereço: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 278, 8º andar
Bela Vista, São Paulo/SP

Mais informações

(11) 3188-4304 ou pinacoteca@apm.org.br

 



Publicidade
© - 2011 - Todos os direitos reservados
Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, Bela Vista - São Paulo/SP - 01318-901. T (11) 3188-4200 / 4300