São Paulo Medical Journal passa a atingir abrangência inédita

Desenvolvida em 1932, a São Paulo Medical Journal é uma revista publicada pela Associação Paulista de Medicina, se definindo como uma das publicações científicas mais tradicionais e importantes de todo o Brasil

Notícias em destaque

Desenvolvida em 1932, a São Paulo Medical Journal é uma revista publicada pela Associação Paulista de Medicina, se definindo como uma das publicações científicas mais tradicionais e importantes de todo o Brasil. A sua relevância ultrapassa os índices nacionais, demonstrando que a revista tem uma forte influência fora do País, contribuindo para a divulgação da ciência brasileira.

Prova disso é a mudança no fator de impacto da publicação, que foi de 1.044 para 1.838, número que, até então, nunca havia sido alcançado. Isso significa a quantidade de vezes que os artigos foram citados por outras revistas e outros autores ao redor do mundo inteiro. Para o diretor Científico da Associação Paulista de Medicina e atual editor da São Paulo Medical Journal, Paulo Manuel Pêgo Fernandes, ver o periódico alcançar este nível de proporção representa uma sensação de dever cumprido e que todo o trabalho está sendo recompensado.

“Do ponto de vista internacional, o nosso impacto aumentou bastante. Isso denota que nós estamos no caminho certo e quer dizer que a São Paulo Medical Journal está ganhando progressivamente cada vez mais relevância e reconhecimento, de modo que os seus artigos passam a ter um importante papel na divulgação da ciência nacional. Nós estamos buscando profissionalizar várias instâncias, além de estarmos recebendo muitos artigos de outros países, o que demonstra cada vez mais a nossa aclamação”, celebra.

Fernandes explica que atualmente há uma série de trabalhos sendo realizados no sentido de profissionalizar cada vez mais a revista. Há alguns anos, a publicação passou a ser toda escrita inglês, exatamente no intuito de captar leitores de todas as partes do planeta. Além disso, buscando estar atualizado e caminhando junto com o setor, a SPMJ passou a ser digitalizada, facilitando o acesso.

Para o médico, a mais nova conquista da revista reverbera como uma forma de agradecimento à Associação Paulista de Medicina e a todo o corpo de funcionários que contribuem para manter a publicação em circulação. Fernandes relembra que a APM é a grande mantenedora da São Paulo Medical Journal e a obtenção deste resultado satisfatório é a retribuição do periódico à Associação e aos seus investimentos.

“Acho que o reconhecimento não cabe só a mim, mas a todos que contribuem para que a nossa revista seja um grande sucesso. Há muita gente envolvida em todo o processo e, às vezes, elas acabam não aparecendo muito. Por isso, é preciso sempre relembrar que o trabalho de toda a equipe foi fundamental para que a revista tenha crescido e alcançado esse patamar”, finaliza.

A São Paulo Medical Journal é uma publicação bimestral. Para ter acesso às edições e se inteirar sobre os principais assuntos científicos em discussão no momento, basta clicar neste link.