Dengue se junta à Ômicron no foco das preocupações da saúde pública em SP

Com as chuvas deste início de ano, o governo de São Paulo monitora com preocupação o aumento de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no Estado.

O que diz a mídia

Num momento em que a variante Ômicron continua se espalhando e sendo dor de cabeça na saúde pública, casos de dengue já somam 2.028, com uma morte registrada, até 31 de janeiro. Foram mais cinco casos de chikungunya identificados e um de zika. Uma das dificuldades tem sido a logística das equipes de controle, afetada pelas restrições da covid-19 e o afastamento de funcionários contaminados. A Sala de Situação de Arboviroses do governo paulista, que monitora essas doenças, se reúne nos próximos dias para avaliar o cenário.

• TUDO CONTRA. “Estamos tendo dificuldade por conta da covid-19 e, além disso, com as chuvas a preocupação é maior, porque este período, com o aumento do nível pluviométrico e das temperaturas, favorece o mosquito e seu desenvolvimento se torna mais rápido”, disse Dalton Fonseca Júnior, da Vigilância Epidemiológica.

• LEMBRETE. A Secretaria da Saúde reforçou orientações de prevenção, como o cuidado com água parada e limpeza de caixas d’água e, em iniciativa pioneira, enviou a municípios um Protocolo de Manejo Clínico de Chikungunya.

• BRIGA. A Corregedoria da Câmara de São Paulo se reúne no dia 10 de fevereiro para votar a admissibilidade dos processos que as vereadoras do Novo Cris Monteiro e Janaína Lima abriram uma contra a outra. As duas se acusam de agressão dentro do banheiro da Casa.

• COMO FAZ? Com o fim das férias para os congressistas, lideranças estão com dúvidas sobre como as federações vão alterar a dinâmica nos plenários da Casa. Na Câmara, o tema deve ser levado para as reuniões previstas com o presidente Arthur Lira (PP-AL) sobre a retomada dos trabalhos.

• MUITO CACIQUE. Atualmente, além de líderes de bancadas, há também os líderes de blocos partidários. Parlamentares agora querem esclarecer se federações partidárias também terão lideranças, por exemplo.

• MUDA. Secretários estaduais discutirão continuidade de projetos nas trocas de governo de 2023 no 11.º Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília, no mês que vem. “Mapear ações e detalhar etapas pendentes são essenciais para construir estruturas resilientes”, diz o presidente do Consad, Fabricio Marques.

• PULP… Como no filme Pulp Fiction, na cena em que o personagem de John Travolta gesticula indo de um lado para o outro sem saber direito o que fazer, Roberto Freire (Cidadania) tem ido para lá e para cá nas conversas sobre federação.

• …POLITICS. Depois de conversas com Podemos, MDB e PDT, ao menos por ora, um acordo com o PSDB é o mais provável. Falta alinhar os arranjos para o governo da Paraíba e para a prefeitura de Macapá (AP).

Fonte: O Estado de S.Paulo