A Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (Sara), doença que levou Isabel Salgado à morte, consiste em uma inflamação pulmonar capaz de gerar insuficiência respiratória e foi provocada por uma infecção bacteriana nos pulmões. Segundo João Salge, pneumologista do Fleury Medicina e Saúde, trata-se de uma emergência médica grave e que, a depender do quadro, pode levar à morte até mesmo pessoas sem doenças crônicas e fisicamente ativas, como Isabel.
A inflamação pulmonar afeta os alvéolos e faz com que extravase líquido para dentro dos pulmões. Encharcado, o órgão não consegue realizar troca gasosa e absorver oxigênio, além de ter dificuldades mecânicas para expandir e contrair os sacos pulmonares.
Segundo o infectologista João Prats, da BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo – a condição acontece principalmente em quadros graves de pneumonia por gripe ou covid-19. No entanto, infecções em qualquer parte do corpo podem levar ao comprometimento do pulmão.
No caso da infecção bacteriana, o tratamento é feito com antibióticos. Em casos mais graves, são utilizadas medicações anti-inflamatórias e corticoides.
Fonte: O Estado de S. Paulo