CQH realiza missão em Moçambique

Em seguimento ao projeto de “Fortalecimento das Habilidades Pedagógicas e Técnicas do Pessoal da Saúde de Moçambique” - do Ministério da Saúde de Moçambique e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) -, integrantes do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), da APM, participaram de pesquisa de campo sobre a gestão hospitalar no país da África Oriental, de 7 a 18 de junho.

Últimas notícias

Em seguimento ao projeto de “Fortalecimento das Habilidades Pedagógicas e Técnicas do Pessoal da Saúde de Moçambique” – do Ministério da Saúde de Moçambique e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) -, integrantes do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), da APM, participaram de pesquisa de campo sobre a gestão hospitalar no país da África Oriental, de 7 a 18 de junho.

Na capital de Moçambique, Maputo, os participantes do CQH Cibelle Naves, Kyoko Uchiyama e Milton Osaki visitaram o Ministério da Saúde de Moçambique (Misau) e algumas das unidades sanitárias do sistema de saúde público.

Dessa visita técnica, constataram os pontos fortes de descentralização do sistema de saúde de Moçambique em curso, conforme contido no Plano Quinquenal do Governo 2020-2025, e o comprometimento/motivação das lideranças estratégicas do Misau para a melhoria da gestão da Saúde de Moçambique.

Entre os desafios observados estão falta de processos/normas para desenvolvimento e implementação do objetivo estratégico de descentralização; deficiência na integração sistêmica de governança; falta de recursos humanos capacitados (gestores) para o desenvolvimento e implementação do objetivo estratégico de descentralização; falta de recursos financeiros e humanos; fragilidade nas competências técnicas assistenciais; fragilidade da infraestrutura, sobretudo saneamento básico; e compreensão desatualizada do conceito de qualidade em gestão da saúde.

“Os especialistas visitantes em Moçambique ratificam a relevância da vontade política para a consecução exitosa do processo de descentralização e melhoria do sistema de Saúde do país. O Programa CQH acumulou expertise no apoio a projetos semelhantes desenvolvidos em Angola, Peru e Guatemala e está disponível para auxiliar Moçambique na melhoria de seu sistema de Saúde”, reforça relatório assinado por Cibelle Naves, Kyoko Uchiyama e Milton Osaki.

Notícia relacionada:

30/09/2019 – CQH’2019: Congresso aborda Inteligência Artificial na Gestão de Saúde Peruana