Neurologia na veia e 4ª Corrida de Praia do Litoral Paulista

Além das atrações científicas, ainda terá seu lugar a 4ª Corrida de Praia, em homenagem ao Prof. Dr. Getúlio Daré Rabello

Últimas notícias

A 14ª edição do Congresso Paulista de Neurologia (CPN23), referência dentro e fora do Brasil, se aproxima. “Em 2023, um dos destaques é o módulo sobre Neuroenologia, que nos permitirá entender de que forma o consumo de vinho aflora os sentidos. Outra atividade que sempre faz muito sucesso e continua a integrar a grade é o Neurocinema. Os filmes Meu pai e Amor serão exibidos para falarmos sobre Alzheimer e demências”, pontua Elza Márcia Targas Yacubian, presidente do evento.

O Congresso ocorrerá de 31 de maio a 3 de junho, no Blue Med Convention Center, em Santos. Serão nove salas com programação simultânea, entre mesas, simpósios, plenárias, reuniões e assembleias. Haverá ainda, é claro, apresentações de trabalhos. Wilson Marques Júnior, membro da comissão científica, destaca a natureza prática do encontro. “Nossa intenção é atualizar os neurologistas e abordar os temas que surgem no nosso dia a dia, nos nossos consultórios.”

Dada a variedade de temas e subtemas, Santos deve receber milhares de congressistas, palestrantes e representantes da indústria farmacêutica. São esperados até mesmo profissionais de outras áreas. “Às vezes, encontramos psiquiatras, fisiatras e outros especialistas nos Congressos. Construímos uma programação bastante rica, útil mesmo para quem não é da Neurologia. Todos são bem vindos”, pondera Elza Yacubian.

4ª Corrida de Praia

Uma programação paralela imperdível. Além das atrações científicas, ainda terão seu lugar a Semana da Saúde Neurológica, uma parceria com a Secretaria de Saúde com ações voltadas para a população santista, e a 4ª Corrida de Praia, em homenagem ao Prof. Dr. Getúlio Daré Rabello. “Queremos agradecer a cidade por nos receber. Portanto, essas atividades são abertas a todos os interessados”, celebra Wilson Júnior.

Os que participarem da corrida, no dia 2 de junho, sexta-feira, a partir das 6h, percorrerão cinco quilômetros e concorrerão a medalhas e troféus. Camiseta de manga curta, sacola, chip descartável e número serão entregues aos inscritos.

“É uma tradição que decidimos importar dos Estados Unidos. Lá, a Academia Americana promove a corrida para conscientizar as pessoas, incentivá-las a cuidar da saúde e a confraternizar. Aqui, além disso, também queremos celebrar a memória de um colega muito querido”, explica Rubens José Gagliardi, integrante da comissão científica e presidente da Associação Paulista de Neurologia (Apan).

Segundo a presidente, Getúlio Daré Rabello, que faleceu em 2016 ao correr uma maratona, se sobressaía em seu trabalho. “Era um entre um milhão, extremamente talentoso. Ele veio de uma origem pobre, mas conseguiu estudar, se tornou um nome relevante da nossa área. Queremos nos movimentar por ele. É uma forma bonita de manter viva a lembrança, não?”

O Congresso Paulista de Neurologia é uma realização da Apan, com organização da Associação Paulista de Medicina (APM) e apoio institucional da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

Mais informações, bem como a programação completa e o link para as inscrições estão disponíveis no site do evento: congressopaulistadeneurologia.com.