Programa Agentes realiza mentoria sobre empreendedorismo na Medicina

O Programa Agentes da Associação Paulista de Medicina vem realizando uma série de mentorias focadas em temas relevantes e atuais da profissão

Programa Agentes APM

O Programa Agentes da Associação Paulista de Medicina vem realizando uma série de mentorias focadas em temas relevantes e atuais da profissão. A atividade, que é realizada de forma virtual, teve a sua última edição no dia 1º de março, focando em Desenvolvimento de Startups e Empreendedorismo na Medicina.

A palestra foi conduzida por Rafael Kenji – médico, empreendedor e fundador da Academy Abroad – e moderada por Expedito Barbosa, coordenador do programa.

Segundo Kenji, o empreendedorismo está inserido no dia a dia como uma disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços ou negócios. Na Saúde, este contexto se reflete na administração e gestão hospitalar, de equipes, do próprio negócio e na inovação. “O cientista político austríaco Joseph Schumpeter dizia que inovar é o motor do crescimento econômico”, explicou.

Durante a apresentação, o palestrante destacou que Saúde Digital se configura como uma experiência que contribui para a ampliação do cuidado na Saúde em geral, já que facilita o acesso aos dados, aumentando a segurança e auxiliando no planejamento do atendimento dos pacientes.

O setor

Atualmente, está havendo aumento das Healthtechs – startups baseadas em tecnologia com atuação na área da Saúde – bem como um amplo investimento neste setor.

Contudo, em fevereiro de 2022, algumas incertezas passaram a assolar a área, visto que foi iniciada a Guerra na Ucrânia, ocasionando imprecisões na importação de insumos da União Europeia e Estados Unidos, elevando o risco mundial e a inflação, o que poderia provocar, consequentemente, uma queda nos investimentos mencionados.

No entanto, Kenji demonstrou que, mesmo diante do cenário de hesitação, grandes grupos vêm contratando serviços de startups, ampliando a sua popularidade no mercado.

“As startups são formas inovadoras de resolver as principais dores do mercado da Saúde. É muito mais barato e, muitas vezes, mais rápido investir ou comprar uma solução de uma startup, em vez de empresas tentarem resolver isso internamente”, descreveu.

Ao fim da apresentação, o médico convidou os espectadores a participarem do Boston Healthcare Innovation (BHI) Program, que acontece entre os dias 23 a 28 de outubro, e do curso MBA Jr. Health 4.0, programa de formação em gestão de Saúde, que iniciará no dia 31 de março, com duração de 18 meses.

Agentes APM

Pensando no futuro da Medicina e do associativismo, a Associação Paulista de Medicina desenvolveu o Programa Agentes, voltado para os estudantes do estado de São Paulo que buscam se conectar com a profissão e desenvolver habilidades fundamentais para uma carreira de sucesso. A rede se configura como uma maneira de formar novos líderes na Medicina.

Entre os objetivos do programa está aumentar a presença dos estudantes dentro do ambiente da APM, além de levar conhecimentos sobre carreira, empreendedorismo, liderança, comunicação, intercâmbios e outros, consolidando a contribuição da entidade à formação desses estudantes.

Com o Agentes APM, os membros participam de atividades científicas e voluntárias; podem realizar e assistir mentorias; além de contribuírem com diferentes ações de marketing, culturais e técnicas. Atualmente, o programa já conta com 150 participantes, de 39 diferentes escolas médicas e 10 das 14 Distritais da Associação já possuem agentes.

Fotos: Reprodução Live