A importância do check up médico

É um indispensável aliado, por exemplo, na detecção precoce de males tratáveis

Artigos

As populações de diversos países do mundo vivem cada vez mais, e o Brasil ocupa o topo do ranking entre as nações que envelhecem rapidamente. Segundo dados do Instituto Brasileiro de

Geografia e Estatística (IBGE), uma pessoa nascida no Brasil em 2019 tinha expectativa de viver, em média, até os 76,6 anos.

E a importância do estilo de vida saudável para um envelhecimento com mais qualidade, com longevidade e autonomia, é frequentemente enfatizada. Contudo, outro elemento fundamental que não pode ser esquecido é a realização periódica de exames médicos preventivos. Ainda, fazer uma alimentação balanceada, praticar exercícios diariamente e dormir bem.

O check up médico realizado com regularidade é um indispensável aliado, por exemplo, na detecção precoce de males tratáveis, como as doenças cardíacas e respiratórias. Além disso, ele é fundamental antes de o indivíduo iniciar qualquer rotina de atividade física, especialmente entre aqueles com mais idade e com histórico familiar de doenças coronárias, hipertensão ou colesterol alto.

O check up médico se mostra efetivo em diversas especialidades. Na Urologia, por exemplo, exames como ultrassonografias do abdômen e da pelve, toque retal, exame físico do

testículo, de sangue e de urina, além de questões específicas da próstata, da bexiga e da disfunção erétil, são úteis para a detecção de problemas de saúde ainda em fase inicial – o que pode garantir ao paciente a diferença entre a vida e a morte.

Já na Mastologia, é graças à realização de check up médico que se consegue identificar o crescimento exponencial de casos de câncer de mama entre mulheres cada vez mais jovens. Eles podem ocorrer na pré-menopausa, em muitas pacientes com menos de 40 anos. Sabemos que 90% dos cânceres têm cura, desde que diagnosticados precocemente.

No que tange à Gastroenterologia, é fato que cerca de 30% a 40% da população mundial têm esteatose hepática, ou seja, excesso de gordura no fígado, posicionando a doença como um problema de saúde pública. No entanto, o órgão tem a capacidade de se regenerar mediante

a adoção de um estilo de vida saudável. Com isso, com os exames preventivos, apenas um percentual menor de pessoas desenvolve quadros mais graves, como cirrose ou fibrose no fígado. Outro exame imprescindível no check up médico é o proctológico. O seu objetivo é prevenir e detectar precocemente alterações na parte final do intestino.

É preciso dar atenção também à síndrome metabólica, ou seja, quando a esteatose hepática está combinada com outros quadros clínicos preocupantes, como hipertensão arterial, diabetes, níveis anormais de colesterol e outras gorduras no sangue, aumento da circunferência abdominal e sobrepeso ou obesidade. Associados, podem potencializar em até três vezes as chances de um

infarto agudo do miocárdio, além de outras doenças cardiológicas e neurológicas. Hoje, temos muitos casos de magros com o perfil de síndrome metabólica.

As gorduras saturadas estão associadas a maior risco de câncer, especialmente em pâncreas, intestino e estômago, assim como as bebidas açucaradas. O consumo em excesso de gorduras saturadas ainda é responsável pelo alto índice de casos de doenças cardiovasculares, que representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1100 por dia, cerca de 46 por hora, ou 1 morte a cada 1,5 minuto (90 segundos), de acordo com o Cardiômetro, da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Quanto à saúde da pele, o check up médico visa, dentre outros objetivos, a prevenir casos de câncer. Uma preocupação efetiva da especialidade, já que vivemos em um País de grande

incidência solar por muitos meses, além do hábito que o brasileiro tem de se expor ao sol na praia, na piscina e em parques sem o devido cuidado com a proteção.

A respeito da Oftalmologia, o aumento da longevidade da população exige maiores cuidados com a região ocular, com o passar dos anos. Diversas doenças associadas à idade, como a degeneração macular e a catarata (principal causa de cegueira reversível), por exemplo, tornaram-se extremamente frequentes – porque antigamente morria-se antes de a doença se instalar. Atualmente, viver 100 anos é uma condição quase que normal.

Neste sentido, a importância da Medicina Preventiva é ainda mais relevante, porque é a maneira que temos de, muitas vezes, paralisar, estabilizar e curar condições que, antigamente, não dispunham de solução e, hoje, é possível interferir a favor do paciente. O glaucoma, por exemplo, é uma doença silenciosa que, sem prevenção e controle, leva à cegueira irreversível. Um problema que acomete 2% da população mundial. Entre as pessoas com mais de 70 anos, chega a 15%.

Entretanto, os check ups médicos, por si só, não fazem milagres. Eles são uma bússola, um termômetro capaz de identificar em que estado está a saúde do indivíduo e para onde ele deve direcionar sua atenção na busca de mais bem-estar.

Portanto, vale reforçar: para a adoção de um estilo de vida saudável, é preciso complementar os

exames periódicos com a adoção de novos hábitos: ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos regulares, dormir bem gerenciar o estresse crônico, não fumar e restringir o consumo de bebidas alcoólicas e açúcar.

Todos estes fatores combinados permitem que o indivíduo alcance a longevidade com autonomia e que tenha uma saúde sem surpresas. Saúde é prevenção!

Gilberto Ururahy
Criador da Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico, conselheiro estratégico da ABRH-Brasil e autor de livros.
[CRM-RJ 334.963 | RQE-RJ 23.286]

Publicada na edição 739 Agosto/Setembro de 2023 da Revista da APM