Entenda como funciona o Seguro Fiança Locatícia

Visa substituir o fiador e, de quebra, garantir ao locador (proprietário do imóvel) o recebimento dos valores dos aluguéis

Artigos

Pode-se afirmar que o mercado de locações de imóveis residenciais e comerciais sofreu impactos negativos com a pandemia do Covid-19. Afinal, somente no estado de São Paulo, a inadimplência de aluguel respondeu por 88,7% das ações judiciais em 2020.

Então, para quem possui uma ou mais propriedades de aluguel e, ainda, investe em seus bens para que fiquem ilesos ao longo do tempo, o ideal é optar também por uma forma de protegê-los contra a inadimplência.

Com esse propósito, o Seguro Fiança Locatícia visa substituir o fiador e, de quebra, garantir ao locador (proprietário do imóvel) o recebimento dos valores dos aluguéis.

Afinal, a solução é um benefício conveniente para ambos os lados, pois enquanto o locador terá respaldo financeiro da seguradora, o inquilino (locatário), por sua vez, ganhará agilidade na aprovação da proposta de aluguel.

É importante ressaltar que o Seguro Fiança Locatícia é acordado sob as regras da Lei 8.245/1991, conhecida como a Lei do Inquilinato. Em síntese, o seguro permite que os proprietários protejam seus investimentos em futuros contratempos financeiros. Aliás, a solução é muito popular internacionalmente, mas só agora está ganhando ascensão no Brasil.

Por que contratar o Seguro Fiança Locatícia?

Por que contratar o Seguro Fiança Locatícia?

Como dissemos a princípio, o Seguro Fiança Locatícia trata-se de uma apólice de seguro que visa contribuir para a saúde financeira das imobiliárias ou proprietários, no entanto, também se propõe a auxiliar os inquilinos em caso de imprevistos.

A solução nada mais é do que o respaldo financeiro da seguradora contratada, que paga os débitos pendentes pelo locatário em caso de inadimplência.

Em suma, ao contrário das apólices de seguro que cobrem incidentes devido a fatores externos, como roubo, incêndio e acidentes, esta apólice de seguro funciona quando o inquilino não paga o aluguel.

Quais partes são recompensadas?

Para o proprietário, a apólice funciona como um certificado de garantia que permite que ele tenha liberdade e segurança para usar o dinheiro do aluguel como quiser. Para pagar a hipoteca do imóvel, por exemplo, ou em outros investimentos convenientes.

Já para o inquilino, a solução é ainda mais vantajosa, pois evita o constrangimento dele ter que ir atrás de um fiador, traz mais agilidade na aprovação do contrato e evita que ele tenha que dar um cheque caução no acordo.

Conheça outras vantagens para ambas as partes envolvidas no contrato:

Para o locatário:
– Não é necessário depósito do cheque caução (em geral, equivalente a três meses de aluguel);
– Facilidade de pagamento;
– Descontos em transportadoras para mudança;
– Serviços de assistência 24h para pequenos reparos e limpeza da caixa d’agua;

Para o locador:
– Garantia no recebimento do aluguel do imóvel, em caso de atraso ou inadimplência do inquilino;
– Eliminação do risco de fiadores profissionais;
– Possibilidade de assistência jurídica da seguradora;
– Coberturas adicionais de danos físicos à propriedade, multa por rescisão contratual e pintura completa do imóvel.

Como funciona o seguro de fiança locatícia?

O Seguro Fiança Locatícia é contratado pelo locador, mas quem tem a responsabilidade de pagar mensalmente a seguradora é o locatário.

Como a solução ainda não é muito utilizada no Brasil, apesar de ser extremamente popular fora do país, algumas pessoas confundem as tarefas de cada um neste tipo de contratação e como funciona.

Durante a negociação em um contrato de aluguel, muitos detalhes devem ser discutidos. Um deles é que o proprietário exige uma garantia de pagamento do inquilino, muitas vezes através de um cheque caução equivalente a três meses de aluguel e que deve ser pago antes do locador entregar a chave.

Outra hipótese seria através de um fiador, que ficaria com a responsabilidade do pagamento caso o locatário não conseguisse pagar. No entanto, esse último está cada vez mais difícil de achar.

A terceira alternativa vem através de uma seguradora, que geralmente já é indicada pelo proprietário. Em tese, ele faz a oferta para o inquilino e, em caso positivo, ambas as partes fecham um contrato de Seguro Fiança com a seguradora.

O valor a ser pago depende dos planos oferecidos por cada seguradora. Mas, quem decide qual a cobertura do seguro para o imóvel é o locador, afinal, este apresenta a proposta para os seus possíveis inquilinos.

Caso ocorra um imprevisto, como atraso de pagamento ou inadimplência por parte do locatário, a indenização é solicitada pelo locador. A seguradora, então, ressarce o valor que está em atraso – e estipulado em contrato – para o proprietário e entra com os trâmites para cobrar o locatário.

Vale a pena contratar o seguro fiança locatícia?

De fato, atualmente, os seguros que contemplam fiança locatícia são essenciais para uma negociação de contrato de aluguel mais transparente, segura e estável.

Apresentamos neste artigo diversas vantagens que a solução pode fornecer a ambos os contratantes, mas veja aqui algumas coisas principais que podem ajudar este tipo de programa a valer a pena:

Preze pela sua tranquilidade:

Imprevistos acontecem, e caso o seu inquilino passe por contratempos repentinamente, deixe a propriedade sem aviso prévio ou atrase aluguéis, você se desaponta e acaba ficando descontente com novos contratos.

Com uma solução inovadora como o Seguro Fiança, você não precisa se preocupar com trâmites que envolvem cobrar seus devedores, afinal, acionando o sinistro, você tem um prazo para receber o prêmio.

Proteja os seus bens de danos físicos:

Existem diversos planos para esse tipo de apólice. Contudo, um Seguro Fiança Locatícia exclusivo oferece cobertura contra danos ao imóvel, pintura interna e externa, valor de condomínio, IPTU, água, luz, gás canalizado e muito mais.

Facilidade na contratação e proteção do seu imóvel:

Pensando em entregar soluções que, de fato, funcionem e auxiliem a vida dos locadores, locatários e imobiliárias, a MDS Brasil tem expertise na área de seguros, possuindo as melhores condições para a contratação de Seguro Fiança Locatícia.

Inclusive, você pode customizar sua apólice de acordo o que achar mais vantajoso para o seu imóvel. Confira as nossas principais coberturas:

  • Proteção eficiente à renda de aluguéis;
  • IPTU: em até 30 vezes a verba declarada na apólice;
  • Água, luz e gás: em até 6 vezes o valor declarado na apólice;
  • Danos ao imóvel: em até 6 vezes o valor do aluguel;
  • Pintura interna/externa: em até 2 vezes o valor do aluguel.

Entre em contato com a Central de Relacionamento da APM pelo telefone/WhatsApp (11) 3188-4200 e/ou e-mail central.relacionamento@apm.org.br.