O Processo de Investimento: Desmistificando o Mercado de Investimentos

A vida está longe de ser uma sequência de fatos ordenados previsíveis. Porém, sobre alguns destes fatores, nos é permitido atuar de forma preventiva

Artigos

A vida está longe de ser uma sequência de fatos ordenados previsíveis. Porém, sobre alguns destes fatores, nos é permitido atuar de forma preventiva, como por exemplo na nossa saúde.

Uma consulta regular ao médico pode mitigar uma série de problemas. Exames rotineiros e acompanhamento constante se prestam a diagnosticar de forma precoce doenças.

Para cada paciente tratado, uma anamnese bem elaborada. A identificação, sua queixa principal, apurar quando, como e onde, coletar informações sobre antecedentes, histórico, hábitos, revisão, a caracterização da dor… Na maioria das vezes, estes dados sozinhos já fechariam o diagnóstico, mas a prudência do ofício ainda requer exames físicos e laboratoriais.

Da mesma sorte, deve ser entendido o processo de investimentos. O cliente deve ver seu assessor como se um “médico” fosse engajando-se no processo. Deve demandar um levantamento individualizado, comprometendo-se no fornecimento de informações prévias, discutindo planos, medos e suas perspectivas futuras.

Ao longo dos nossos artigos, tentaremos de forma despretensiosa desmitificar estes e outros conceitos do mercado financeiro.

Até breve.

Roberta Figueira tem 25 anos de carreira, com passagens por grandes bancos do mercado, como CCF, HSBC, Merril Lynch, UBS e Safra. Tem experiência em Gestão de Operações, Valores Imobiliários, Gestão de Ativos e Fundo de Fundos. É planejadora financeira com certificação internacional CFP®, aderindo assim ao código de ética e conduta da profissão com padrão internacional. Em 2022, conquistou o exclusivo selo de Assessoria Private Wealth Planning pela XP Investimentos.