Olimpíadas: um legado e aprendizado a ser valorizado

Para o educador financeiro e autor de livros didáticos na área, a necessidade de planejamento é a maior lição que o brasil e os brasileiros podem tirar da realização dos jogos olímpicos

Artigos

Realizar uma olimpíada não é um processo simples para um País, demandando muitos investimentos governamentais a fim de garantir estrutura mínima para o recebimento de esportistas e turistas de todo o mundo. Mas, além do evento propriamente dito, gostaria de fazer uma análise sobre o legado que ele deixará para os brasileiros.

Acredito que, por mais que o cenário não tenha se mostrado dos mais positivos ao País, com dificuldades financeiras e reclamações das instalações, devemos tirar uma mensagem positiva das Olimpíadas na área econômica. Sei que pode parecer difícil, pois geralmente um evento dessa magnitude gera problemas para o País realizador, vide Grécia, que praticamente quebrou depois dos jogos.

Devemos aprender com os erros. E um dos primeiros aprendizados é que não adianta apenas termos as maiores belezas e riquezas naturais do mundo, devemos saber utilizar as mesmas para que tenhamos o retorno que precisamos. Faço a comparação com as finanças pessoais das famílias, muitas endividadas. Isso porque, nos tempos em que viveram um crescimento econômico, não se preocuparam com a organização e educação financeira, gastando desordenadamente. Como resultado, encontramos milhões de brasileiros inadimplentes.

Em relação ao nosso Governo e sua postura frente às Olimpíadas, ocorreu o mesmo: os gastos foram realizados desenfreadamente e sem se preocupar com limites, pois o cenário era favorável. No entanto, na hora de pagar a conta, nem o que foi preparado está adequado e os gastos estão muito acima do real.

Qual é o ensinamento que podemos tirar disso tudo então? A necessidade de planejamento. Nosso legado é que, enquanto não mudarmos a forma irresponsável com que o País (população, empresas e governantes) trata o dinheiro, não conseguiremos quebrar as barreiras do nosso subdesenvolvimento.

Certa vez, Nelson Rodrigues falou sobre o “complexo de vira-lata dos brasileiros”. Entendo isso como a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O problema é que pouco mudou desde que o nosso grande escritor citou esse termo. Ainda nos achamos incapazes, principalmente no campo econômico.

Outro grande legado econômico que vejo das Olimpíadas é que, se conseguimos realizar um evento tão complexo, imagine o que podemos, se nos organizarmos e tratarmos melhor o nosso dinheiro, utilizando-o com responsabilidade e planejamento? Além disso, acredito que colheremos outros frutos para o País com o evento, a exemplo da visibilidade e de melhorias de estrutura em um de nossos principais pontos turísticos.

Também estamos tendo geração de empregos temporários e movimentação intensa da Economia, com grande entrada de moedas estrangeiras. É claro que os ganhos não mudarão de forma consistente nossa Economia, pois temos que ter em mente que não existe fórmula mágica de tratamento dela, mas sim organização e planejamento.

Para finalizar, acredito que seja importante não deixarmos proliferar em nossa população um sentimento derrotista,

como o ocorrido no pós Copa do Mundo. Enquanto nação, temos que nos orgulhar do que fazemos e acreditar que podemos fazer ainda mais, aprendendo a cobrar de quem é devido e investindo adequadamente.

REINALDO DOMINGOS é presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin)

 Publicado na Revista da APM – Edição 680 – julho 2016

Por: REINALDO DOMINGOS