You must do it, you must have it

O anseio por equilíbrio deve nortear também os demais aspectos da nossa vida, inclusive no nosso patrimônio financeiro

Artigos

‘Mens sana in corpore sano’ é uma citação de origem latina que significa “uma mente sã num corpo são”. Acredita-se que tenha sido escrita em um texto produzido entre 509 e 27 a.C pelo poeta romano Juvenal. A busca pelo equilíbrio e a consequente qualidade de vida tem sido um anseio frequente da humanidade.

Existem diversos trabalhos acadêmicos sobre os benefícios advindos da incorporação de uma alimentação regrada, prática regular de exercícios físicos, sono de qualidade, exames rotineiros e mitigação do stress. Estou convicta que os médicos preconizam estas rotinas em todas as suas consultas. Em geral, somos lenientes em aceitar a nossa finitude, todavia, a pandemia de Covid-19 fez a humanidade enfrentar o imponderável e nos mostrou de forma muito crua esta realidade inexorável.

O anseio por equilíbrio deve nortear também os demais aspectos da nossa vida, inclusive no nosso patrimônio financeiro. No último artigo, conversamos brevemente sobre o Asset Allocation focado nos ativos líquidos. Todavia, o patrimônio de uma pessoa, tanto no âmbito legal quanto econômico, se refere ao conjunto de bens, direitos e obrigações que tem algum valor financeiro, seja para pessoas físicas, seja para empresas. Portanto, a parcela liquida é apenas parte dele.

Por isso, faz-se necessário endereçar os demais aspectos a fim de garantir as obrigações e assegurar direitos. Nesta esfera, existem as soluções em Previdência Privada e Seguros. Longe de serem excludentes, são instrumentos NECESSÁRIOS a qualquer portfólio. Ainda existe muito desconhecimento e preconceitos sobre estes importantes instrumentos de mitigação de risco.

Invariavelmente, nos deparamos com a inexistência da Previdência e/ou com seguros mal dimensionados. Culturalmente, alimentamos situações esdrúxulas, como contratar um seguro de automóvel e prescindir de um seguro de vida. Os orientais dizem que protegemos o fruto, e não a árvore.

A Previdência Privada é uma forma inteligente de programar sua aposentadoria, criando a previsibilidade de renda futura. Atualmente, a evolução da legislação permite que tenhamos fundos previdenciários com diversos perfis e estratégias. E através do sistema de tributação regressiva, é possível ao investidor alcançar a menor alíquota vigente para ganho de capital (IR) de 10%, além de outros benefícios de caráter sucessório.

Vamos juntos buscar o seu equilíbrio patrimonial? Entre em contato conosco para um diagnóstico.

Até breve,

Roberta Figueira tem 28 anos de carreira, com passagens por grandes bancos do mercado, como CCF, HSBC, Merril Lynch, UBS e Safra. Tem experiência em Gestão de Operações, Valores Imobiliários, Gestão de Ativos e Fundo de Fundos. É planejadora financeira com certificação internacional CFP®, aderindo assim ao código de ética e conduta da profissão com padrão internacional. Em 2022, conquistou o exclusivo selo de Assessoria Private Wealth Planning pela XP Investimentos.