Baixa qualidade do ar tem reflexos diretos na saúde da população

Em entrevista ao SP2, diretor Científico da AMB relata os principais riscos

Últimas notícias

O ar altamente poluído da capital paulista vem registrando índices preocupantes. De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), os níveis de alta poluição na região metropolitana de São Paulo são inéditos e na última segunda-feira, 09 de setembro, dados do site suíço IQAir – que monitora a qualidade do ar nas grandes cidades – demonstraram que a cidade estava registrando o pior ar do mundo.

Em entrevista ao jornal SP2, da Rede Globo, o otorrinolaringologista e diretor Científico da Associação Médica Brasileira, José Eduardo Lutaif Dolci, relatou os principais problemas de saúde que podem surgir neste contexto. “Acarreta problemas alérgicos e respiratórios. Quando a umidade relativa do ar está muito baixa, nós temos ressecamento das mucosas do nariz, da boca, dos olhos, então, é muito comum que as pessoas, nesta época do ano, relatem queixas de sangramento nasal, irritações nos olhos e dor de garganta.”

A poluição do ar está sendo ocasionada, em grande parte, pela presença de pequenas partículas formadas por poeira e fumaça – que, quanto menor forem, maiores são as chances de inalação e, consequentemente, de efeitos adversos à saúde. Além disso, as condições meteorológicas também são nocivas, já que o tempo seco contribui para a disseminação dos poluentes.

Para se proteger, a população pode adotar algumas medidas que auxiliam contra os impactos ocasionados pelo ar impuro, como beber água, utilizar soro fisiológico para fazer lavagem dos olhos e nariz, evitar praticar exercícios físicos no período das 10h às 16h – período em que o sol está mais forte – e utilizar umidificadores de ar.

Em São Paulo, a prefeitura está realizando a Operação Altas Temperaturas em alguns pontos da cidade, distribuindo uma série de itens que contribuem para aliviar o efeito do clima quente na saúde. Dentre os itens disponibilizados pelas tendas, estão água, suco, frutas e bonés.