O tênis é uma ótima alternativa para quem está procurando adotar hábitos de vida mais saudáveis. O esporte, que une resistência, agilidade e estratégia, fornece diversos benefícios que englobam não apenas a saúde física, mas também a saúde mental. No entanto, é preciso ser praticado com moderação e cuidado para que não haja prejuízos com lesões.
Artigo publicado no site da APM Indaiatuba, elaborado pelo ortopedista e traumatologista Raphael Netto Silveira, exemplifica isso. Segundo o médico, a prática do tênis contribui para a resistência cardiovascular, fortalecimento dos músculos e articulações, além do aprimoramento da coordenação motora e equilíbrio. O esporte auxilia, também, a saúde óssea, evitando casos de osteoporose.
“Do ponto de vista psicológico, o tênis ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, estimula a concentração e melhora a tomada de decisões sob pressão. A socialização proporcionada pelo esporte favorece o bem-estar emocional, sendo um aliado contra a depressão e o isolamento social”, explica o especialista.
Apesar dos diversos benefícios trazidos, a prática demanda moderação, já que a repetição dos movimentos pode ocasionar lesões. As mais comuns se dividem entre cotovelo de tenista, também conhecida como epicondilite lateral – condição que afeta mais de 20% dos tenistas; lesões no ombro; entorses de tornozelo; lesões no joelho; e fraturas por estresse.
Os cuidados para se prevenir são simples, mas fundamentais. Alongamento, fortalecimento muscular, utilização de calçados adequados para a prática de esportes e supervisão de um profissional são algumas das medidas indispensáveis para evitar ferimentos.
“O tênis é uma excelente escolha para quem busca qualidade de vida, concentração, autoconhecimento e autocontrole, desde que praticado com os devidos cuidados. Com acompanhamento adequado, é possível desfrutar dos benefícios do esporte com segurança e longevidade”, afirma Silveira.