Eleuses Paiva é nomeado secretário estadual da Saúde de São Paulo

Ex-presidente da Associação Paulista de Medicina e da Associação Médica Brasileira, ele participou da elaboração do plano de governo de Freitas nas últimas eleições

Notícias em destaque

O médico Eleuses Vieira de Paiva foi anunciado, na última quarta-feira (23), como secretário estadual da Saúde de São Paulo pelo governador eleito, Tarcísio de Freitas. Ex-presidente da Associação Paulista de Medicina e da Associação Médica Brasileira, Paiva participou da elaboração do plano de governo de Freitas nas últimas eleições.

Eleuses Paiva nasceu em 13 de junho de 1953, na cidade de Santos (SP). Formou-se em 1978 pela Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), especializando-se em Medicina Nuclear pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Iniciou sua trajetória em entidades de classe na Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto – Regional da APM, e ocupou ainda cargos no Colégio Brasileiro de Radiologia e na Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear. Foi também professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e médico no Hospital Sírio-Libanês.

Em 1997, foi admitido como membro honorário da Academia de Medicina de São Paulo. Já atuou nos Conselhos Municipal, Estadual e Nacional de Saúde e como secretário de Saúde e vice-prefeito de São José do Rio Preto.

Em abril deste ano, voltou a assumir mandato como deputado federal na Câmara dos Deputados. Essa é a terceira legislatura dele, sendo que a primeira ocorreu entre 2009 e 2010 e a segunda entre 2011 e 2015.

Atuação em prol da Saúde

Durante seu primeiro mandato como deputado federal, foi secretário-geral da Frente Parlamentar da Saúde da Câmara Federal; membro titular da Comissão de Ciência e Educação, Comunicação e Informática; e suplente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal.

Foi apontado pela revista Veja como um dos deputados mais atuantes do Congresso Nacional e se tornou um dos principais porta-vozes da classe médica e da Saúde no Poder Legislativo.

Em seu currículo, há inúmeros projetos de lei, requerimentos, pareceres e atuações importantes para o segmento, dentre elas a articulação para a aprovação da Lei do Ato Médico; e a relatoria da PEC 454/2009, que cria a carreira de médico nos serviços públicos federal, estadual e municipal.

É de sua autoria, por exemplo, o PL 4638/2012, que dispõe sobre a implantação de critérios de avaliação das escolas e dos estudantes de Medicina; o PL 4914/2012, que obriga as faculdades de Medicina a viabilizarem a oferta de, no mínimo, o equivalente a 50% das suas vagas do curso de graduação em vagas e bolsas para a residência médica; e o PL 3845/2012, que institui o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por universidades estrangeiras.

Ele ainda foi relator da proposta, na Comissão de Seguridade Social e Família, que resultou na criação da Lei 13.003/2014, que tornou obrigatória a existência de contratos escritos entre as operadoras de planos de saúde e seus prestadores de serviços.

Foto: Arquivo pessoal