Estresse leve ou moderado é bom para o funcionamento do cérebro

Por outro lado, estudo confirma que níveis altos ou crônicos são prejudiciais

O que diz a mídia

Por outro lado, estudo confirma que níveis altos ou crônicos são prejudiciais.
Pesquisa feita pela Youth Development Instituto da Universidade da Geórgia mostrouque estresse de baixo a moderado pode ser útil para o funcionamento do cérebro. Entre os benefícios estaria a melhora na memória de trabalho e a informação de curto prazo que as pessoas usam para concluir tarefas diárias, como lembrar o número de telefone de alguém ou lembrar instruções sobre como chegar a um local específico.
Os resultados, entretanto, são específicos para estresse baixo ou moderado. Os níveis mais altos de estresse, ou quando se torna crônico, têm efeito contrário, sendo tóxico e podendo causar vários outros tipos de doença para o corpo humano.
No estudo, os pesquisadores analisaram exames de ressonância magnética de mais de mil participantes. Os resultados indicam que os indivíduos que relataram níveis de estresse baixos a moderados apresentaram aumento da atividade nas partes do cérebro que envol – vem a memória de trabalho.
Os participantes que disseram ter experimentado altos níveis crônicos de estresse. por sua vez, mostraram declínio nessas áreas.
Para avaliar os níveis percebidos deestresse, os participantes responderam a perguntas sobre a frequência com que experimentavam certos pensamentos ou sentimentos. Por exemplo, “no último mès, com que frequência você ficou chateado por causa de algo que aconteceu inesperadamente?” e “no último mês, com que frequência você descobriu que não conseguia lidar com todas as coisas que tinha que fazer?” Os pesquisadores também examinaram as conexões sociais dos participantes.
Os participantes que disseram ter mais apoio de suas famílias e amigos pareciam mais capazes de lidar com estresse de forma saudável.
Altos níveis constantes de estresse podem realmente mudar a estrutura do cérebro. Isso leva ao aumento da massa branca em detrimento da massa cinzenta, que está envolvida no controle muscular, na tomada de decisões, no autocontrole, na regulação emocional e muito mais. O estresse crônico também pode tornar as pessoas mais suscetíveis a uma enorme variedade de doenças, desde náuseas e enxaquecas até pressão alta e problemas cardíacos.
Em pesquisas anteriores, Assaf Oshri, o principal autor do estudo, e seus colegas já haviam demonstrado que estresse baixo a moderado pode ajudar a desenvolver resiliéncia e reduzir o risco de desenvolver distúrbios de saúde mental, como depressão, ansiedade e comportamentos antissociais.

Fonte: O Globo