Estresse pode envelhecer sistema imunológico

A maioria das pessoas sabe que o estresse pode causar sérios danos à saúde mental e física. E, quando esse estresse é prolongado, sugerem estudos, pode aumentar o risco de certas condições de saúde, como asma, úlceras, derrame e ataque cardíaco.

O que diz a mídia

A maioria das pessoas sabe que o estresse pode causar sérios danos à saúde mental e física. E, quando esse estresse é prolongado, sugerem estudos, pode aumentar o risco de certas condições de saúde, como asma, úlceras, derrame e ataque cardíaco.

Agora, nova pesquisa sugere que certos tipos de estresse podem até envelhecer seu sistema imunológico. Usando um corpo de dados existente, pesquisadores analisaram as respostas de uma amostra nacionalmente representativa de mais de 5,7 mil adultos com 50 anos ou mais nos Estados Unidos e as compararam com contagens de células imunes do sangue dos participantes.

A pesquisa indagou entrevistados sobre suas experiências com estressores sociais, como tensão no trabalho, estresse crônico, eventos estressantes, acontecimentos traumáticos e discriminação cotidiana ou ao longo da vida (incluindo sexismo ou etarismo). A equipe descobriu que níveis de estresse mais altos se associavam a perfis de sistema imunológico mais envelhecidos. Os resultados foram publicados no The Proceedings of the National Academy of Sciences.

À medida que o sistema imunológico envelhece, seu corpo tem uma resposta menos coordenada a novas ameaças, porque produz diferentes tipos de células imunológicas em proporções diferentes do que quando você é mais jovem, disse Eric Klopack, principal autor do estudo e pesquisador de pós-doutorado da gerontologia na Universidade do Sul da Califórnia. Ao mesmo tempo, células imunes mais velhas e desgastadas tendem a dominar as mais novas e ágeis, resultando em uma resposta imune menos robusta.

Até agora, ninguém investigou completamente a relação entre estresse social e função imunológica, pelo menos não com esse nível de detalhe, disse Matthew Yousefzadeh, que pesquisa o envelhecimento na Universidade de Minnesota e não esteve envolvido. E embora o estudo seja limitado, pois analisou só alguns tipos de células imunes – especificamente as células T CD4 e CD8 –, há um bom indicador da robustez da imunidade. “É uma espécie de espiada debaixo do capô do carro para ver como vai se sair com infecções.” Há muito mais para descobrir, disse Klopack.

O novo estudo analisou adultos mais velhos, principalmente brancos, com base em níveis de estresse autorrelatados. Os cientistas não sabem como o estresse afeta o sistema imunológico de pessoas mais jovens, ou como as alterações no sistema imunológico podem persistir.

O QUE FAZER

Uma coisa a lembrar, no entanto, é que a maior coisa “que contribui para o envelhecimento imunológico é apenas o envelhecimento”, disse Idan Shalev, cientista de saúde biocomportamental da Universidade Estadual da Pensilvânia, que estuda os efeitos do estresse ao longo da vida.

Portanto, as estratégias para evitar o envelhecimento imunológico são geralmente as mesmas que evitam os efeitos do envelhecimento em geral: seguir uma dieta saudável, fazer exercícios regulares, limitar ou evitar fumo e bebida e dormir bem. “Ter apoios sociais, como família e amigos, também é muito importante.”

Outra maneira de interpretar este novo estudo, disse Yousefzadeh, é que estressores sociais como trauma e discriminação podem afetar a expectativa de vida. Mas, embora haja muito interesse de pesquisa em rejuvenescer nosso sistema imunológico, a ciência ainda precisa encontrar uma maneira de reverter o envelhecimento. Portanto, é importante fazer tudo o que você puder para manter seu sistema imunológico robusto, disse ele, porque, quando as coisas declinam, não há retorno.

Fonte: O Estado de S.Paulo