Nova vacina de HPV começa a ser vendida

Nova vacina contra a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) chegou ao Brasil recentemente e está disponível para aplicação na rede privada a partir deste mês

O que diz a mídia

Uma nova vacina contra a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) chegou ao Brasil recentemente e está disponível para aplicação na rede privada a partir deste mês. O Gardasil 9 oferece proteção contra nove subtipos do vírus – cinco a mais que a vacina dada no SUS.

A nova vacina inclui os subtipos 31, 33, 45, 52 e 58 do HPV, além dos subtipos 6, 11, 16 e 18 que existiam na versão anterior. O HPV está entre as infecções sexualmente transmissíveis (IST) mais comuns no Brasil e no mundo. Dados do Ministério da Saúde estimam entre 9 e 10 milhões de infectados pelo HPV no Brasil e 700 mil novos casos por ano. O vírus é responsável por provocar verrugas genitais, além de ser o principal fator ligado aos cânceres de útero, da vulva, da vagina e do ânus.

A nova vacina é indicada para meninos e meninas, homens e mulheres de 9 a 45 anos. Para meninas e meninos de 9 a 14 anos, o esquema vacinal é de duas doses, com seis meses de intervalo. Já a partir de 15 anos, recomenda-se três doses, sendo a segunda dois meses após o início do esquema vacinal e a terceira, seis meses depois. Imunodeprimidos de 9 a 45 anos, independentemente da idade, devem receber três doses, também no esquema 0 – 2 – 6 meses. A vacina está disponível em clínicas particulares, com preço médio de R$ 950. O Ministério da Saúde informou que não há previsão de integrar a vacina nonavalente no SUS.

Fonte: O Estado de S.Paulo/Isabel Gomes.