Há alguns anos, pouco ouvia-se falar em podcast, apesar de o formato já existir desde 2004. No ano em que a dupla Dave Winer e Adam Curry decidiu lançar o projeto, poucas pessoas estavam interessadas em ouvir outras conversando sobre suas vidas, ou sobre qualquer outra coisa, visto que a ideia tinha como principal concorrente um meio de comunicação que já funcionava bem há quase um século – o rádio. Outro grande obstáculo para a consolidação do formato em seus primeiros anos de existência era a falta de dispositivos móveis conectados à internet.
Entretanto, a pandemia de Covid-19 mudou o cenário, e a necessidade de isolamento social fez com que as pessoas presas em casa, e agora com amplo acesso à internet, aderissem de vez aos “programas de rádio na internet”. A adição de vídeo ao formato, gerando os videocasts, também contribuiu para a popularização.
De acordo com a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), tanto o consumo quanto a produção de podcasts avançou bastante nos últimos anos. Atualmente, os podcasts encontram-se consolidados e presentes na rotina dos brasileiros: segundo a Data Reportal – organização que produz relatórios sobre mídias sociais –, o País ocupa a primeira posição no ranking dos países que mais consomem conteúdo de áudio digital. O relatório aponta ainda que a população atualmente gasta mais tempo com serviços de streaming de áudio do que nunca, em média 1 hora e 38 minutos por dia.
Consumir produtos de interesse enquanto pratica-se atividades paralelas – como dirigir, se deslocar por meio do transporte público, praticar atividades físicas e realizar tarefas domésticas – é o ponto-chave que a indústria procura explorar, especialmente entre as gerações Y e Z, que juntas totalizam o percentual de 64% de ouvintes.
O mais recente estudo da ABPod indica que os formatos de bate-papo, debate, documentário/jornalismo e entrevistas dominam aproximadamente 80% do mercado. A categoria de Saúde e bem-estar, que aparece com 2,2%, encontra-se em expansão. Além do YouTube, as principais plataformas de podcasts e videocasts atualmente são Spotify, Deezer, Google Podcast, Apple Music e SoundCloud, entre outras.
Iniciativas da APM
Os primeiros videocasts da Associação Paulista de Medicina começaram na Regional de São José dos Campos, que produz o Fala, Doutor! desde março do ano passado. Quinzenalmente, o apresentador e presidente da Regional, Othon Becker, conversa com renomados médicos de diversas áreas, pensando na transmissão qualificada de conhecimento ao público médico e geral, com quase 30 episódios já veiculados.
Entre abril e maio de 2022, a APM lançou quatro episódios do SonoCast, com o objetivo de divulgar seu Congresso Paulista de Medicina do Sono de forma diferente, trazendo uma prévia de informações importantes da área de atuação, que seriam debatidas com profundidade durante o evento.
Com o sucesso da iniciativa, neste ano, os videocasts também estão sendo utilizados para contribuir com a divulgação de outros eventos da entidade, a exemplo Neurologia sem Mistério – que teve 7 episódios, divididos em 26 vídeos, para promoção dos principais temas do XIV Congresso Paulista de Neurologia, da Associação Paulista de Neurologia, com organização da APM.
Da mesma forma, em maio deste ano foi ao ar o primeiro episódio do Global Summit Cast, que traz videocasts mensais com o objetivo de apresentar ao público as principais tendências e mudanças relacionadas à Telemedicina e Saúde Digital, além de introduzir temas que serão abordados no Global Summit Telemedicine & Digital Health APM – que ocorre de 20 a 22 de novembro de 2023, no Centro de Convenções Frei Caneca.
E neste mês de agosto, irá ao ar o APMCast, videocast oficial da Associação Paulista de Medicina, que em sua primeira temporada trará entrevistas com grandes nomes da Medicina. “A ideia é conhecer os homens e mulheres por trás daquelas pessoas que são tão admiradas por suas trajetórias acadêmicas e associativas. É trazer os filhos, pais, mães, avôs e avós que existem nas grandes figuras que estamos entrevistando”, resume o diretor de Comunicações da APM, Everaldo Porto Cunha, responsável pelo projeto.
Todos os videocasts podem ser acessados em apm.org.br/podcasts.
Publicada na edição 738 – Junho/Julho de 2023 da Revista da APM