Manole lança 3ª edição do Manual do Residente de Clínica Médica

O livro possibilita consulta rápida para que residentes e médicos em geral façam o atendimento inicial de pacientes em ambiente ambulatorial, enfermaria, pronto-socorro ou unidade de terapia intensiva. Covid 19 e varíola monkeypox são novidades desta edição

Radar

O novo livro da Manole Manual do Residente de Clínica Médica tem a proposta de ser uma obra atualizada para médicos residentes em clínica médica, mas também para estudantes de medicina, médicos residentes de outras especialidades e médicos em geral. Possibilita consulta rápida sobre os principais temas para o atendimento inicial de pacientes em ambiente ambulatorial, de enfermaria, de pronto-socorro e em unidade de terapia intensiva. Trata-se de um projeto da Faculdade de Medicina, do Hospital das Clínicas e do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

O conteúdo deste livro considerou a avaliação de um grande grupo de profissionais – médicos e farmacêuticos em sua maioria – que atuam junto a residentes com o objetivo de conhecer os desafios da formação médica e as principais dificuldades deste grupo no dia a dia profissional.

Manual do Residente de Clínica Médica considera todas as competências importantes para a formação profissional, como prevenção e promoção da saúde, habilidades de comunicação, aspectos éticos da medicina, cuidados paliativos, medicina baseada em evidências e farmacoterapia, entre outros. A terceira edição conta ainda com atualizações, com capítulos sobre Covid‑19, varíola monkeypox, toxicidades do tratamento em oncologia e ultrassom à beira do leito.

Sobre os editores

Maria Helena Sampaio Favarato é doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo e médica assistente do Serviço de Clínica Geral e Propedêutica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e docente da Universidade Municipal de São Caetano.

Rafael Saad é doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) na área de Educação e Saúde, além de docente do curso de Medicina do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano), supervisor da Residência de Clínica Médica da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba e coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da Santa Casa de Araçatuba. Possui residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP.

Lígia Fidelis Ivanovic é médica assistente da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e é especialista em Clínica Médica pelo HCFMUSP.

Maria Cecília Pavanel Jorge é médica assistente do Serviço de Clínica Geral e Propedêutica da Universidade de São Paulo (USP).

Júlio César de Oliveira é médico assistente do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), coordenador do Centro Perioperatório do HCFMUSP e especialista em Clínica Médica Geral/Medicina Interna.

Valter Garcia Santos é especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH e em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Também é farmacêutico chefe de Seção do Serviço de Farmácia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e docente dos Cursos de Graduação e Pós-graduação da Universidade Santa Cecília.

Christian Valle Morinaga é docente colaborador do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Solange Aparecida Petilo de Carvalho Bricola é doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), especialista em CuidadosPaliativos pela Pallium Latinoamerica e em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH. É docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie e foi coordenadora da Farmácia Clínica do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da FMUSP até 2020.

Maria do Patrocínio Tenório Nunes é professora associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica, Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e supervisora do Programa de Residência de Clínica da FMUSP.

Mílton de Arruda Martins é professor titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e diretor do Serviço de Clínica Geral do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.