Uma nova abordagem para tratamentos pediátricos

Diagnóstico em Pediatria, da Manole, chega à segunda edição ultrapassando o diagnóstico das doenças pediátricas e analisando também a realidade de crianças e adolescentes para indicação de cuidados caso a caso

Radar

Um livro que traz a essência da pediatria para o contexto brasileiro. Assim pode ser definido Diagnóstico em Pediatria, da Manole. Sucesso de vendas em sua primeira versão, a obra chega à segunda edição ainda mais completa. Entre os diferenciais, a abordagem dos maiores desafios da especialidade, analisando não apenas a doença em si, mas as variantes sociais, epidemiológicas, de saúde mental que compõem o ambiente da criança. Luciana Rodrigues Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, é uma das editoras.

De acordo com os autores, o livro foca no ensino da propedêutica pediátrica e na semiologia, buscando contribuir para uma medicina humanizada. Este modo holístico de ver os pacientes contribui efetivamente para obter resultados positivos nos tratamentos.

Alguns capítulos, como Semiologia social e os indicadores da situação de saúde da criança e do adolescente; Aspectos psicológicos do adoecer: a doença pela perspectiva da criança, do adolescente e da família; Aspectos éticos, bioéticos e legais relacionados à assistência à saúde da criança e do adolescente e O poder transformador da arte e da natureza para crianças e adolescentes, exemplificam esse cuidado dialético na abordagem e conduta dos pequenos pacientes.

Sobre os editores

Luciana Rodrigues Silva é presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), professora titular de Pediatria e chefe do Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É doutora e mestre pelo curso de pós-graduação em Medicina e Saúde da UFBA, pós-doutora pela Université Libre de Bruxelles, Bélgica e especialista em Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica pela SBP e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Também é membro da Academia Brasileira de Pediatria e da Academia de Medicina da Bahia, além de diretora clínica do Hospital Mater Dei, Salvador e vice-presidente da AMB.

Dirceu Solé é professor titular livre-docente da Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), coordenador dos Departamentos Científicos (DC) da SBP e diretor de pesquisa da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).