SMCC abre Semana de Prevenção ao Suicídio com atividade na Praça Arautos da Paz

Evento no dia 18 de setembro começa às 10h, é gratuito e aberto público; ao longo da semana, serão realizadas lives e palestra

Regionais

O Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) realiza, entre os dias 18 e 23 de setembro, mais uma edição da Semana de Prevenção ao Suicídio, organizado anualmente pelo Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC da instituição, em comemoração ao Setembro Amarelo. A abertura da programação será no dia 18, na Praça Arautos da Paz, com uma atividade de musicalização e meditação, que tem como objetivo mostrar o quanto as pessoas e suas vidas são importantes. Para as lives e palestras, gratuitas, é necessário fazer inscrição por este link.

A atividade na Praça Arautos da Paz começa às 10h. Além da participação de voluntários do CVV (Centro de Valorização à Vida) de Campinas, haverá entrega de camisetas para a vivência de musicoterapia e meditação, no contexto preventivo, conduzida pelo musicoterapeuta e professor de Yoga Diogo Camargo. A participação é totalmente gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

“A abertura é um evento preparatório para todos nós, profissionais e população, estarmos alinhados com um espírito de empatia e conexão com o outro. O sentido da vivência é nos conectarmos e nos fortalecermos para lidar com um tema tão delicado, levando uma mensagem de valorização da vida”, explica a organizadora do evento, Dra Carmen Sylvia Ribeiro, psiquiatra e membro do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio.

De acordo com Camargo, será realizada uma vivência motivacional e, na sequência, apresentado um concerto meditativo para ajudar as pessoas a relaxarem e a organizarem o que foi vivido anteriormente. “Essa vivência vai potencializar a autoimportância e o empoderamento das pessoas. Através do ritmo, a gente mostra como todas as pessoas são importantes, dentro do contexto de prosperidade. Isso é algo relevante para pessoas com quadro depressivo”, explica.

Já o CVV levará voluntários que vão explicar sobre o trabalho realizado, como funcionam os atendimentos, por onde e quando acessar. Também serão distribuídos material impresso, fitinhas e lacinhos amarelos com alfinete, em alusão ao mês de prevenção ao suicídio.

Programação vai até 23 de setembro

Entre os dias 19 e 22 de setembro, serão realizadas lives diárias com assuntos relacionados ao tema central da semana. As lives são para profissionais de saúde, de educação e até para o público em geral. “Selecionamos temas bem diversificados. Vamos falar de estratégias de prevenção no âmbito da educação e comunidades vulneráveis, de transtornos psiquiátricos em mulheres, de desregulação emocional e comportamento autolesivo e o uso de drogas e comportamento suicida”, comenta Dr Osmar Della Torre, coordenador do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC.

De acordo com ele, é muito importante que as ações e discussões sobre suicídio alcancem um número cada vez maior de pessoas. “O suicídio já foi um tabu. Hoje, isso está mudando, embora ainda seja motivo de vergonha para algumas pessoas. É importante trazermos o tema à tona porque é um problema sério, que pode ser prevenido. E, para prevenir, as pessoas têm de entender que existem tratamentos”, ressalta.

Para finalizar a programação, ocorrerá uma palestra presencial, com o tema COVID longa: diagnóstico e manejo dos sintomas neuropsiquiátricos, que acontecerá no dia 23 de setembro, às 20h, no anfiteatro da SMCC, com o Dr. Lucas Mella, coordenador do Serviço de Psiquiatria Geriátrica e Neuropsiquiatria do Hospital de Clínicas (HC) da UNICAMP.A palestra do dia 23 aberta apenas para médicos e residentes, tratará do impacto da Covid longa na saúde mental bem como aspectos ligados ao tratamento.

Confira a programação completa:

18/09 – 10h
Evento AberturaSemana de Prevenção ao Suicídio SMCC
Local: Praça Arautos da Paz
Horário 10h.  Oficina: Musicoterapia e meditação no contexto preventivo.
Diogo Camargo, musicoterapeuta, e Ana Taglianetti, musicista. Ambos são professores de Yoga.

19/09 – 20h
Live: “Estratégias preventivas no âmbito da Educação e comunidades vulneráveis”.
Tatiana Slonczewski – psicóloga docente extensionista da PUC-Campinas.
Anfitrião: Osmar Della Torre – psiquiatra Infantil e coordenador do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC.

20/09 – 20h
Live: “Transtornos psiquiátricos da mulher e vulnerabilidade suicida”.
Joel Rennó Jr. – psiquiatra coordenador do Pró Mulher IPQ-USP e fundador da International Association for Women’s Mental Health (IAWMH)”
Anfitriões: Fátima M.F. Bastos, geriatra e presidente da SMCC; Osmar Della Torre, psiquiatra Infantil e coordenador do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC; Carmen Sylvia Ribeiro, psiquiatra, 1ª secretária do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC.

21/09- 20h
Live: “Desregulação emocional e risco de comportamento autolesivo e suicida”
Ana Rosa Silveira Cavalcanti, psiquiatra da infância e adolescência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), terapeuta comportamental dialética e sócia-fundadora da DBT Campinas.
Alexandre Portaro Tzermias, psiquiatra da infância e adolescência pela UNICAMP, terapeuta comportamental dialético e sócio-fundador da DBT Campinas.
Cibele Passos Zuchelo, mestre em psicologia clínica de adultos pela Universidade do Chile e especialista em terapia de orientação parental.
Carmen Sylvia Ribeiro, psiquiatra e 1ª secretária do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC.
Osmar Della Torre, psiquiatra infantil e coordenador do Departamento Científico de Psiquiatria da SMCC

22/09 -20h
Live:  “Uso de drogas e comportamento suicida, uma relação complexa”
Renata Cruz Azevedo, coordenadora do Ambulatório de Substâncias Psicoativas (ASPA) do HC/UNICAMP e livre docente em dependências químicas pela FCM/UNICAMP.
Anfitriã: Karina Barbi, psiquiatra e profª da FCM PUC-Campinas.

23 /09 – 20h
Encerramento presencial
Anfiteatro SMCC
“COVID longa: diagnóstico e manejo dos sintomas neuropsiquiátricos”.
Lucas Mella, coordenador do Serviço de Psiquiatria Geriátrica e Neuropsiquiatria do Hospital de Clínicas (HC) da UNICAMP.