Agentes APM: trabalho em equipe gera bons resultados

Buscando trazer a representatividade dos jovens médicos para o associativismo, a Associação Paulista de Medicina criou o Programa Agentes

Últimas notícias

Buscando trazer a representatividade dos jovens médicos para o associativismo, a Associação Paulista de Medicina criou o Programa Agentes. Voltado aos estudantes de Medicina do estado de São Paulo, a ação visa integrar os participantes para, assim, se conectarem e desenvolverem diferentes habilidades que contribuirão em suas carreiras, auxiliando para que sejam futuros líderes da alta performance da profissão.

Desta forma, o programa – criado em 2021 e lançado oficialmente no ano passado – vem comprovando o interesse dos futuros médicos. As metas do Agentes APM visam englobar a maior quantidade possível de acadêmicos das faculdades de Medicina de São Paulo, abrangendo as 68 escolas médicas do estado e captando novos associados para a APM.

Atualmente, há 205 Agentes APM inscritos no programa, de 45 escolas médicas, tendo sido filiados mais de 500 novos associados acadêmicos. Entre as universidades que atualmente possuem Agentes ativos, estão a Faculdade de Ciências Médicas de Santa Casa de São Paulo, Faculdade de Medicina do ABC, Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, Faculdade Santa Marcelina, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro Universitário São Camilo, Universidade de São Paulo e Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, entre outras.

Além disso, os Agentes APM têm marcado presença constante nos eventos e congressos realizados e organizados pela Associação Paulista de Medicina, como o Global Summit Telemedicine & Digital Health APM, as Jornadas de Dor, o Congresso Paulista de Medicina do Sono, o Congresso Paulista de Neurologia e o Congresso Brasileiro de Neurogenética.

Estrutura Organizacional

A coordenação geral do Programa Agentes APM é realizada por Expedito Bezerra Barbosa Junior. O médico é responsável por fazer as intermediações referentes ao projeto, apresentando os resultados à Associação e à sociedade. Barbosa também realiza a busca por parcerias que contribuem para a ampliação dos benefícios oferecidos pelo programa, oferecendo estrutura teórica e prática ao projeto, além de mentorar e auxiliar os membros sobre os seus papéis em suas respectivas funções.

Já a coordenação científica é de Bruna Goulart Saboia e Ana Victória Calado Godoy Carlos de Lima, por meio da interface com a Diretoria Científica da APM e com as associações e sociedades médicas. As Agentes são responsáveis por zelar pela produção científica, engajar a participação do grupo em diferentes em eventos e proporcionar discussões acerca da Medicina e Ciência.

Por sua vez, Alex Mota Cavalcante está designado para comandar a Coordenação de Mentoria. Neste segmento, a responsabilidade engloba a organização e promoção de Telementorias com diferentes convidados que contribuem para compartilhar suas experiências, o incentivo à participação dos Agentes nestas mentorias, além da busca por parcerias com Centros de Educação Médica e demais programas de mentoria.

A Coordenação de Extensão é feita por Nícolas Freitas dos Santos, com atividades que englobam a promoção de eventos socioculturais nas instituições de ensino superior por meio da parceria das faculdades e da APM, salientando a importância do voluntariado entre estudantes de Medicina e a imersão nas atividades que visam aprimorar a carreira médica.

Gabriela Herrera Góes coordena a área de Eventos, auxiliando a Coordenação Científica sobre a participação dos Agentes APM nas atividades, ajudando a promover os eventos realizados pela Associação Paulista de Medicina entre os acadêmicos e organizando encontros entre os membros do programa.

Além disso, também há a coordenação das Distritais da APM, feita por Danilo Anderson Pereira. Nela, o Agente tem a função de desenvolver ações conjuntas que possibilitem o aumento de filiações nas diferentes Regionais da Associação, estimulando as lideranças locais, fortalecendo o programa no interior de São Paulo, possibilitando o estímulo ao desenvolvimento de Iniciações Científicas e Estágios e realizando reuniões periódicas com os líderes das universidades.

Vale salientar que o Agentes APM está com uma série de vagas de coordenadoria abertas, para as áreas de Marketing, Parcerias e Patrocínios, Mobilidade Acadêmica, Comunicação, Gestão e Inovação, Lideranças por Distritais e Agente APM Líder por Faculdade.

Agentes APM

O programa visa, entre seus diversos objetivos, aumentar a presença dos estudantes no cenário da Associação Paulista de Medicina, levando conhecimentos sólidos sobre carreira, empreendedorismo, liderança, comunicação, intercâmbios e outros, consolidando a contribuição da entidade à formação desses futuros médicos.

Por meio do Agentes, os acadêmicos contam com os benefícios da APM, que englobam os eventos científicos da entidade, acesso ao Hotel Fazenda, plano de saúde, previdência privada e assessoria de investimentos, entre outros. Eles também podem participar de atividades científicas e voluntárias, realizar e assistir mentorias, além de contribuírem com diferentes ações de marketing, culturais e técnicas.