Chile é tema da 4ª edição do Programa Harmonização: Vinho & Comida

Depois de Argentina, Itália e Espanha, chegou a vez do Programa Harmonização: Vinho & Comida mostrar os diferentes tipos de vinhos do Chile, no quarto encontro da temporada. Promovido pela Associação Paulista de Medicina, em parceria com a Casa Flora, o evento ocorreu no último dia 16 de março e reuniu cerca de 40 pessoas

Últimas notícias

Depois de Argentina, Itália e Espanha, chegou a vez do Programa Harmonização: Vinho & Comida mostrar os diferentes tipos de vinhos do Chile, no quarto encontro da temporada. Promovido pela Associação Paulista de Medicina, em parceria com a Casa Flora, o evento ocorreu no último dia 16 de março e reuniu cerca de 40 pessoas.

A primeira degustação começou no coquetel, na Pinacoteca da APM, e os convidados foram recepcionados com o espumante Santa Carolina Brut, da Região do Valle Central. “A uva Chardonnay é de origem francesa e está entre as principais castas internacionais. É também uma das mais plantadas em todo o mundo”, explicou o sommelier da Casa Flora, Renato Lutgens.

A coordenadora Cultural da APM, Flávia Negrão, aproveitou o momento para contar algumas curiosidades sobre as obras de arte do acervo da entidade, que reúne importantes nomes, como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

Agradecendo aos presentes, o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, falou da parceria entre a Associação e a Casa Flora e da satisfação em realizar o programa. “Espero que todos aproveitem, porque aqui será uma viagem em segurança. Agradeço também ao Renato Lutgens e ao chef Josemar Sant’Anna, responsável pelo menu do jantar de hoje e por toda a gastronomia da APM”, frisou.

Geografia favorecida

O clima do Chile é extremamente benéfico para o desenvolvimento da videira e, consequentemente, as uvas se adaptaram àquele território. O país é considerado o 11º produtor mundial de vinho, localizado entre um deserto ao norte, geleiras ao sul, a Cordilheira dos Andes ao leste e o Oceano Pacífico a oeste.

De acordo com o sommelier da Casa Flora, o Chile detém 47% das importações do Brasil. Os vinhos chilenos, além de saborosos, também são super diferentes entre si, a depender de sua região.

“É um prazer estar aqui com vocês para abordar algo que eu durmo e acordo pensando. Estamos falando sobre um país maravilhoso, que abrilhanta os olhos de todos, com uma cultura super presente. Hoje, apresento a vinícola Santa Carolina, a mais tradicional e antiga do Chile, com mais de 140 anos de história. A marca é uma das principais do nosso portfólio e a parceria com a Casa Flora ultrapassa 30 anos”, contou.

A vinícola Santa Carolina foi fundada em 1875 por Don Luis Pereira, em homenagem à sua esposa Carolina Iñiguez. Conta com mais de 2 mil hectares de vinhedos nos principais vales vitivinícolas do Chile. Em 2015, foi eleita a melhor vinícola do novo mundo pela revista norte-americana Wine Enthusiast.

Degustação

Para acompanhar o prato de entrada, foi servido o Santa Carolina Reserva Sauvignon Blanc, da Região Valle de Leyda. Leveza, elegância e aroma refrescante são algumas das características mais marcantes da uva Sauvignon Blanc.

Segundo Lutgens, existem dúvidas sobre a diferença entre vinho reservado e reserva. “O reservado atua como linha de entrada da vinícola, voltado para iniciantes e com ótimo custo-benefício, tendo papel fundamental na formação de novos consumidores. Já o reserva é um produto com mais complexidade em sabor, oriundo de vinhedos mais antigos e selecionados. Para possuir este título, o produto passa no mínimo seis e no máximo 12 meses de envelhecimento em carvalho”, destacou.

Completando a terceira degustação da noite e acompanhando o prato principal do jantar, foi a vez de servir o Carolina Reserva Cabernet Sauvignon, da Região Vale do Colchagua. “Os vinhos tintos Cabernet Sauvignon são de cor profunda, encorpados, com muito tanino e acidez”, pontua Lutgens.

Em 1889, o vinho Reserva de Família Cabernet Sauvignon ganhou medalha de ouro na “Exposition Universelle de France”, e foi o primeiro vinho chileno a receber um prêmio internacional.

Regiões vinícolas do Chile

  • San Antonio/Leyda – região descoberta mais recentemente, sendo fortemente influenciada pela corrente Humboldt – corrente oceânica que nasce nas proximidades da Antártida. Tem verões longos, permitindo maturação mais lenta e sabores concentrados.  Chardornnay, Sauvignon Blanc e Pinot Noir são as uvas beneficiadas por este clima.
  • Colchagua – tornou-se uma região vinícola atraída pelo enoturismo – segmento da atividade turística que se fundamenta em viagens motivadas por pessoas que apreciam o aroma, o sabor e a degustação de vinhos. A oscilação de temperatura entre dia e noite traz características aos vinhos produzidos na região, aromas e sabores intensos. Uma região dominada por tintos, como Cabernet Sauvignon, Carmènére, Merlot e Syrah.

Texto: Alessandra Sales
Fotos: BBustos Fotografia