Cine Debate da APM promove reflexão de especialistas e público sobre o filme Hannah Arendt – Ideias Que Chocaram o Mundo

O mote é o desenrolar do julgamento do criminoso nazista Adolf Eichmann, em Jerusalém. Hannah Arendt (Barbara Sukowa) tem como pano de fundo de sua criação as barbáries do holocausto

Últimas notícias

Sessão on-line ocorrerá em 12 de agosto de 2022, sexta-feira, às 20h

Entender é diferente de perdoar. Esse é o tema da reflexão do Cine Debate de 12 de agosto, a partir do contexto do filme Hannah Arendt – Ideias Que Chocaram o Mundo, dirigido por Margharethe Von Trotta. A obra conta com elenco seleto do universo cinematográfico com destaque para Barbara Sukowa, Janet McTeer e Klaus Pohl.

O mote é o desenrolar do julgamento do criminoso nazista Adolf Eichmann, em Jerusalém. Hannah Arendt (Barbara Sukowa) tem como pano de fundo de sua criação as barbáries do holocausto.

Seu trabalho provoca escândalo e recriminação gratuita. Mas ela permanece firme, enquanto é atacada por inimigos e até por “amigos”, na mesma medida.

Hannah Arendt, imigrante judia-alemã, segue decidida a romper ligações dolorosas com o passado, só que os problemas se avolumam dia a dia. O desfecho é surpreendente.

Importante: o filme não será exibido antes da discussão, porém está disponível na internet no link https://fb.watch/ee_4G6BVfA/ . O Cine Debate será transmitido pelo Youtube, sendo a interação entre audiência e especialistas pela Plataforma ZOOM.

COORDENADOR PERMANENTE DO PROJETO

Wimer Bottura Junior – médico psiquiatra e psicoterapeuta. Coordenador e idealizador do Cine Debate desde 1997. Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, Presidente do Comitê Multidisciplinar de Adolescência da APM; Membro do grupo de professores da cadeira de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da FMUSP, Palestrante convidado em congressos mundiais. Escritor, palestrante e compositor, coordenador permanente do Cine Debate da APM e do Programa Novo Olhar Novas Atitudes sobre os Transtornos de Aprendizado.

DEBATEDORAS CONVIDADAS

Maria Suzana Stefano Menin – psicóloga, professora Titular em Psicologia da Educação aposentada da Unesp.

Miriam Tawil – Psicóloga, psicanalista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, autora do livro Mundo Fashion modelos e bastidores e membro do comitê de Cinema e Psicanálise da SBPSP.

Ficha Técnica – Hannah Arendt – Ideias Que Chocaram o Mundo
Direção:  Margarethe von Trotta
Elenco: Hannah Arendt (Barbara Sukowa), Mary McCarthy (Janet McTeer) e Martin Heidegger (Klaus Pohl).
Ano: 2013.
Duração: 1h53min.

Tema do debate: Entender é diferente de perdoar

ID DA REUNIÃO: 842 3692 8011
Link do ZOOM: https://apm-org-br.zoom.us/webinar/register/WN_zhIn-OMpRK-xnSIb631siA
Link Youtube: https://youtu.be/ZpqJhI5OaHs
Realização: Associação Paulista de Medicina
Apoio: IESAPM – Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina

SOBRE O CINE DEBATE
O programa foi iniciado em 1997 e tem coordenação permanente do médico psiquiatra Wimer Bottura Júnior. As projeções dos filmes são seguidas de debates com especialistas de diversas áreas como médicos, jornalistas, cineastas, atores e advogados, entre outros. Ao final, o debate será aberto às perguntas da plateia. Afetado pela pandemia, a programação está sendo on-line.

Mais informações: cultural@apm.org.br

http://associacaopaulistamedicina.org.br/cultural/eventos/cine-debate