Delegados e associados aprovam prestação de contas da AMB de 2023

A Associação Médica Brasileira realizou, na última quinta-feira (28), Assembleias Ordinárias de Delegados e Geral, de forma on-line. Pela manhã, a Assembleia de Delegados foi presidida por Antonio José Gonçalves, presidente da Associação Paulista de Medicina

Últimas notícias

A Associação Médica Brasileira realizou, na última quinta-feira (28), Assembleias Ordinárias de Delegados e Geral, de forma on-line. Pela manhã, a Assembleia de Delegados foi presidida por Antonio José Gonçalves, presidente da Associação Paulista de Medicina. O primeiro item aprovado, por 96,77% dos participantes, foi a ata da Assembleia de Delegados da AMB anterior, realizada em 27 de outubro de 2023.

Na sequência, o diretor Administrativo da AMB, Akira Ishida, apresentou a prestação de contas referente ao ano anterior, que teve superávit de R$ 9,3 milhões – destacando itens importantes como o aumento das receitas com a locação de conjuntos comerciais de propriedade da Associação, que estavam fechados há quase 10 anos.

O secretário geral da AMB, Florisval Meinão, enfatizou a mudança no perfil dos investimentos da entidade nos últimos três anos, que reduziu consideravelmente suas despesas administrativas, passando a investir mais nos projetos: “Esse é o trabalho que a Associação Médica Brasileira precisa realizar, gastar com o que os médicos precisam para a defesa da classe, a exemplo do Progeb, NAP, Sabe e ações para os médicos jovens e em proteção ao ato médico, entre tantas outras”.

O presidente da AMB, César Eduardo Fernandes, por sua vez, agradeceu a participação de todos e comentou, considerando as quedas sucessivas na contribuição associativa, a necessidade de se reformar o atual modelo associativo. “Além de as Federadas não cumprirem o estatuto, já que a maioria tem associados apenas locais, eu gostaria muito que o médico tivesse interesse pela causa do movimento associativo, baseada na melhoria do exercício profissional e da saúde da população. Infelizmente, hoje o médico quer buscar razões fora disso para se associar, então todos precisamos pensar e propor novos rumos”, afirmou.

Além do parecer da auditoria externa, Audisa, foi apresentado o voto favorável do Conselho Fiscal da AMB, representado por Corintio Mariani Neto. Na sequência, a prestação de contas referente a 2023 foi aprovada por 95,45% dos delegados participantes.

Assembleia Geral

À tarde, a Assembleia Geral contou com a participação de associados de todas as partes do País. Conduzindo a reunião, César Fernandes abriu espaço para as manifestações dos diretores da AMB e representantes das sociedades de especialidades. E antes do final do encontro, a prestação de contas já aprovada pelos delegados pela manhã também foi aprovada por 96,08% dos médicos associados participantes.

Fotos: Reprodução Assembleia AMB