Diretor da APM fala ao SPTV2 sobre cuidados com a síndrome respiratória

Frio, tempo seco e ambientes fechados favorecem a transmissão de vírus, principalmente nesta época do ano. As crianças acabam ficando mais expostas a gripes e alergias respiratórias, e os pais acabam buscando atendimento médico, especialmente quando esse quadro perdura por muito tempo

Últimas notícias

Frio, tempo seco e ambientes fechados favorecem a transmissão de vírus, principalmente nesta época do ano. As crianças acabam ficando mais expostas a gripes e alergias respiratórias, e os pais acabam buscando atendimento médico, especialmente quando esse quadro perdura por muito tempo.

Na última quinta-feira, 18 de maio, o pediatra e diretor de Defesa Profissional da Associação Paulista de Medicina, Marun David Cury, falou sobre a síndrome respiratória em entrevista para o jornal SPTV 2ª edição, da TV Globo. O médico fez um alerta aos pais em relação ao comportamento dos filhos.

“É muito importante observar as crianças e verificar o estado de saúde geral. Se ela não quiser se alimentar e tiver dificuldade respiratória, é extremamente importante levá-la ao médico. Não podemos esquecer que a falta de boa hidratação ou alimentação é um canal para que o caso se agrave. Por conta da pandemia de Covid-19, muitos pais não saíam de casa e deixaram de imunizar os seus filhos. Hoje, grande parte das doenças acontece por causa disso. Se ele não for vacinado, pega mais doenças mesmo”, esclareceu Marun Cury.

Levantamento realizado pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas Particulares do Estado de São Paulo (Sindhosp) mostrou que, nas últimas duas semanas, as unidades de Saúde registraram aumento de quase 70% das internações pediátricas, decorrentes de problemas respiratórios.

A pesquisa revelou que, no mês de abril, os hospitais estaduais contabilizaram três mil crianças internadas. Nos primeiros 17 dias de maio, já são 817 internações pediátricas. Já nos hospitais da rede municipal da cidade de São Paulo, cerca de 50% dos leitos pediátricos de UTI estão ocupados por questões respiratórias.

Confira a reportagem completa neste link.

Imagens: Reprodução SPTV2