Gestão e Marketing em Organizações da Saúde são temas de aula magna do IESAPM

Na última terça-feira, 12 de setembro, convidados e alunos do curso de MBA em Gestão e Marketing na Área da Saúde, do Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina, participaram de uma aula magna no Auditório da APM

Últimas notícias

Na última terça-feira, 12 de setembro, convidados e alunos do curso de MBA em Gestão e Marketing na Área da Saúde, do Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina, participaram de uma aula magna no Auditório da APM.

Com transmissão simultânea, a aula inaugural teve como tema “Gestão e Marketing em Organizações da Área da Saúde” e foi ministrada pelo assessor médico da Diretoria da APM, Marcos Pimenta.

O diretor acadêmico e professor da graduação do IESAPM, João Luiz de Souza Lima, agradeceu a presença do colega e de todos os presentes. “É uma honra receber o amigo Marcos Pimenta e poder ouvi-lo. Espero que todos aproveitem muito.”

Pimenta iniciou dando boas-vindas aos participantes e contando um pouco de sua trajetória profissional. Ele, que é médico com especialização em Ginecologia e Obstetrícia, se formou em 1982 pela Universidade Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre/MG. Atua nas áreas de Gestão e Auditoria em Saúde desde 1988, com passagens por hospitais, planos de saúde e entidades do terceiro setor.

Formação de gestores

Dando sequência na apresentação, explicou sobre a ementa do curso de MBA em Gestão e Marketing na Área da Saúde, que estabelece a formação de gestores especializados na Administração, bem como estratégia mercadológica para hospitais e demais organizações específicas da área da Saúde. “Planejar, coordenar, supervisionar, programar, executar e avaliar atividades fazem parte do desenvolvimento dos líderes”, pontuou.

Em relação ao setor de Saúde, o médico reforçou que não dá para oferecer uma boa assistência sem ter uma boa gestão. “A Saúde não tem preço e precisamos pensar nisso. Por isso, é fundamental se preparar para uma boa gestão. O gestor público sofre muito e o mercado não aceita mais amadorismo, é preciso atuar de forma aprofundada”, acrescentou.

Segundo ele, o sistema privado de Saúde assiste, hoje, cerca de 25% da população e consome 60% do total dos recursos. “Existe uma grande assimetria de despesas, principalmente porque a chamada saúde suplementar – com os planos de saúde – consome, hoje, cerca de 300 bilhões de reais”, reforçou.

Ainda sobre o setor de Saúde, Pimenta recordou todo o processo de enfrentamento da pandemia de Covid-19, a partir de março de 2020 – na época em que era gestor do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, localizado em Campinas/SP.

Citou, entre outras coisas, o planejamento estratégico realizado, a montagem da sala de contingência e dos kits de UTI, além da destinação do espaço físico e das equipes. “Nos preparamos antes de chegar o primeiro caso de Covid no hospital. O gestor que não faz planejamento, muitas vezes, é engolido pelo processo. O resultado acontece quando você é comprometido com a sua equipe e não adianta fazer nada sem transparência. Só pode ser um bom líder aquele que tem conhecimento técnico”, complementou.

Por fim, o palestrante esclareceu alguns conceitos importantes de Marketing, Publicidade e Propaganda. Falou também de estratégias utilizadas para alcançar os clientes. “A gente precisa correr atrás do que quer. Se eu puder deixar um recado para todos os que estão aqui hoje, presencial ou virtualmente, é que passem pela vida fazendo a sua história. Até porque quem não faz história, conta história”, finalizou.

Texto: Alessandra Sales
Fotos: Alexandre Diniz