Honorários: Comissão de Negociação dá prosseguimento às reuniões

A Comissão Estadual de Negociação com os planos de saúde, capitaneada pela Associação Paulista de Medicina (APM), realizou mais três encontros com operadoras durante esta semana. No dia 24, as reuniões foram com representantes da Unimed Seguros e da Gama e, no dia 25, com a Bradesco Saúde.

Últimas notícias

A Comissão Estadual de Negociação com os planos de saúde, capitaneada pela Associação Paulista de Medicina (APM), realizou mais três encontros com operadoras durante esta semana. No dia 24, as reuniões foram com representantes da Unimed Seguros e da Gama e, no dia 25, com a Bradesco Saúde.

Durante os encontros virtuais, os médicos – que têm como item principal para a pauta 2021/22 o reajuste de 12,32% no valor da consulta – foram representados por Marun David Cury e Roberto Lotfi Jr., diretores de Defesa Profissional da APM, e Antonio Carlos Endrigo, diretor adjunto de Tecnologia de Informação da Associação.

Os empresários que receberam a Comissão foram: Rafael Marques Ielpo, gerente de Gestão de Rede da Unimed Seguros; Ricardo Dornellas de Medeiros e Adriana Casali Teixeira, respectivamente, superintendente e gerente operacional da Gama; e Paulo César Prado Jr. e Luiz Hanna Rosa Alves, respectivamente, superintendente executivo e gerente departamental da Rede SP da Bradesco Saúde.

Até agora, o grupo já se encontrou com representantes de cinco operadoras. Além das três citadas anteriormente, houve reuniões com Caixa Saúde e Care Plus na semana anterior. E novas rodadas de negociação estão marcadas para as próximas semanas.

Pauta 2021/2022
Neste ano, a pauta dos médicos solicita um reajuste no valor da consulta de 12,32%, índice que é o resultado de uma equação envolvendo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e o reajuste da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Diante das mudanças aceleradas pela pandemia, a classe médica também reivindica que o valor da teleconsulta seja o mesmo valor da consulta em consultório, preservando os critérios técnicos e éticos de sua realização.

Os médicos pedem, ainda: hierarquização de remuneração de procedimentos seguindo a Tabela de Portes da Classificação Hierarquizada de Procedimentos Médicos da AMB; discussão junto a entidades médicas, prévia à implantação, das novas formas de remuneração; e não descredenciamento imotivado de prestadores médicos.

A Comissão Estadual de Negociação com os planos de saúde é formada pela APM e suas Regionais, com o apoio da Academia de Medicina de São Paulo e das sociedades de especialidades paulistas e nacionais com sede em São Paulo. Todos os anos, os médicos definem uma pauta nova para a saúde suplementar.

Notícias relacionadas:
23/08/2021 – Honorários: Comissão Estadual inicia ciclo de negociações com operadoras
08/06/2021 – Comissão Estadual de Negociação com os planos de saúde divulga pauta 2021/22