Na noite de sexta-feira, 19 de janeiro, no refinado Palácio Tangará, em São Paulo, ocorreu a posse da nova diretoria, gestão triênio 2024/2026, da Associação Médica Brasileira (AMB) e triênio 2023/2026 da Associação Paulista de Medicina (APM). Vanessa Milanese foi a representante da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia no evento.
Além da presença ilustre da diretora de Comunicação da SBN, também estiveram presentes na solenidade Julio Pereira e Diana Santana, neurocirurgiões e membros ativos da Sociedade. Na ocasião, ambos especialistas assumiram novos cargos na AMB e na APM, ressaltando cada vez mais a representação da Neurocirurgia perante a sociedade civil e médica.
Ao comentar sobre os novos cargos, Pereira explica um pouco como foi o processo e quais são as suas novas atribuições: “A AMB é uma Associação que tem o objetivo de defender a dignidade dos médicos e atuar avaliando o título de especialista. Então, várias especialidades médicas se congregam nela. Além disso, para o funcionamento da Associação, existem cargos de Diretoria, e um dos cargos bem relevantes é o cargo de delegado”, diz.
O médico é um dos delegados por São Paulo, estado este que mais possui representantes, visto que a quantidade é proporcional ao número de médicos. Os delegados participam da Assembleia dos Delegados, que é um dos fóruns mais relevantes da AMB. Segundo o neurocirurgião, toda a atividade da Diretoria e todo o direcionamento é passado nesta ocasião. “O papel dos delegados é bastante importante porque ele tem a função de conferir, fiscalizar, atuar e ajudar a AMB e que, sem dúvida nenhuma, os dirigentes estão atuando muito no dia a dia”, comenta.
Evento de Medicina em conjunto
O evento se deu em conjunto com a posse da Diretoria da APM, uma atividade realizada em conjunto pelas duas associações. A APM é a maior Associação com número de médicos em São Paulo e foi a primeira do Brasil.
“O grande debate foi o tom de todos que falaram. Tinha o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, tinha representante do Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Federal de Medicina (CFM), várias associações, inclusive várias sociedades, e o tom é justamente esse, os desafios que a gente vai ter daqui para frente. O aumento muito grande no número de médicos, liberação de várias escolas médicas, muitas vezes de forma desordenada, então esse foi um tom do evento. O tom também da atuação dos convênios médicos, que sem dúvida nenhuma Associações vão ter que lutar e defender tanto a sociedade quanto os médicos nesse contexto”, finaliza Julio Pereira.
Uma representante da Neurocirurgia
Ao comentar o que gostaria de destacar de positivo do evento, Diana Santana mencionou a presença de autoridades da área médica, a fala do secretário de Saúde do Estado de São Paulo, do representante do Ministério da Saúde e da presidente da OAB secção São Paulo.
“Todos comentando no sentido de fortalecer as entidades médicas, valorizando o nosso trabalho e o futuro da nossa profissão. A Assembleia de Delegados é o órgão supremo da AMB, com poderes para resolver todos os assuntos e decidir sobre todos os atos associativos. A AMB é a principal regulamentadora do controle de qualidade de escolas médicas do Brasil e das residências médicas, sendo a responsável por emitir os títulos de especialistas de todas as mais de 50 especialidades médicas do nosso País”, diz a especialista.
A neurocirurgiã também assumiu um cargo na Diretoria da APM e comenta quais serão as suas atribuições na instituição: “Na APM, sou diretora de Produtos e Serviços aos associados, que é a principal ponte entre os associados da APM e a regulamentação de todos os benefícios que esta entidade oferece. A Associação tem inúmeros benefícios aos seus associados, com facilidades para aquisição de planos de saúde, Hotel Fazenda, serviços de vigilância sanitária para o consultório, orientação jurídica, contabilidade, clube de benefícios com mais de 100 empresas oferecendo descontos, educação continuada e muito mais. Estamos planejando inúmeras outras ações para os associados e seus dependentes, sempre com a intenção de facilitar a vida do médico de São Paulo. Faço aqui um convite a todos para conhecerem a nossa Associação e me coloco à disposição no que for necessário”.
A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia parabeniza os especialistas por seus novos cargos na AMB e na APM e torce para que eles continuem elevando o nome da Medicina aos mais altos patamares. Temos orgulho destes representantes da Neurocirurgia brasileira.
Texto e fotos: SBN