Presidente da APM participa de reunião do ComSaúde/Fiesp com o secretário da Saúde

O presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, participou de reunião do Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia (ComSaúde) - da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) - na última terça-feira (23). O grupo recebeu o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, para avaliar pautas relevantes para o setor e o cenário pós-pandemia, além do planejamento para 2022.

Últimas notícias

O presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, participou de reunião do Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia (ComSaúde) – da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) – na última terça-feira (23). O grupo recebeu o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, para avaliar pautas relevantes para o setor e o cenário pós-pandemia, além do planejamento para 2022.

À frente do Comsaúde, Ruy Salvari Baumer explicou ao secretário que o Comitê surgiu em 2007 com o propósito de melhorar o ambiente de negócios para a Saúde no Brasil, o que envolve a indústria e também serviços e comércio, e quis saber o que haverá pela frente.

Gorinchteyn, infectologista, explicou aos presentes as ações tomadas em função da pandemia de Covid-19, o plano de imunização colocado em curso e outras realizações da pasta. Para o secretário, os números estão arrefecendo – com registro de decréscimo há 15 semanas –, com a adesão à vacinação, o uso de máscara e as restrições estabelecidas, que se somam ao fato da população aderir à imunização, o que faz com que a realidade aqui seja diferente do exterior.

“É muito bom ver nosso estado enfrentando com tanta propriedade momentos tão difíceis, portanto, receba nosso reconhecimento senhor secretário, e tenho certeza de que falo em nome de todos os médicos de São Paulo. Me sinto muito contente em acompanhar as propostas e discussões que estão sendo levadas adiante sobre o enfrentamento desta outra fase da pandemia, portanto, também o cumprimento por esta visão e senso de oportunidade de intervenção”, destacou Amaral.

De acordo com ele, pandemias como esta vão acontecer, em um futuro que talvez não esteja tão distante. “Já havíamos sido avisados desta pelas outras epidemias que a precederam, portanto, já vimos muito de ações adequadas, mas erros também aconteceram. Na sua visão, quais são os erros que nós devemos lembrar para não mais cometê-los no futuro? O que podemos fazer e que não foi feito? Como devemos nos preparar para a próxima crise a partir das lições que podemos aprender já desta?”, comentou e questionou o presidente da APM.

José Medina, diretor-superintendente do Hospital do Rim, e Francisco Roberto Balestrin de Andrade, presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Demais Estabelecimentos de Saúde do Estado de São Paulo (Sindhosp), entre outras autoridades, também participaram do encontro.

*Com informações da Fiesp
Fotos: Reprodução Fiesp