Projetos pela sustentabilidade da APM

“O associativismo, não só na área médica, não cresce mais exponencialmente como o número de profissionais, pelo contrário, chega até a reduzir"

Últimas notícias

“O associativismo, não só na área médica, não cresce mais exponencialmente como o número de profissionais, pelo contrário, chega até a reduzir. Então, precisamos atuar em conjunto a respeito do futuro da Associação Paulista de Medicina, da Associação Médica Brasileira e das sociedades de especialidades”, declara o diretor Administrativo e ex-presidente da APM, Florisval Meinão. 

Conforme ele relembra, em 2011, a entidade perdeu 20% de sua arrecadação com a queda da lei do selo médico e entrou em uma situação de déficit orçamentário. Por conta disso, diversas mudanças administrativas e um projeto de sustentabilidade financeira de longo prazo foram estabelecidos. A Associação passou a gastar somente em torno de 80% de sua arrecadação, para ter uma margem de segurança no caso de eventuais vulnerabilidades.

A reorganização do orçamento possibilitou que a APM buscasse alternativas de financiamento, para não depender exclusivamente da contribuição associativa, porque ela acaba sendo cara e afastando os médicos, que precisam pagar várias instâncias em sua vida profissional – como os conselhos regionais, nas modalidades de pessoa física e jurídica, as sociedades de especialidades, a Associação Paulista de Medicina e a Associação Médica Brasileira”, complementa Meinão. 

Com o superávit obtido ao longo dos anos, foi possível construir o Edifício Residencial – que desde 2018 é uma fonte de renda para a Associação, estando atualmente com cerca de 85% das unidades alugadas – e buscar novas alternativas. Neste sentido estão alguns projetos importantes desenvolvidos nos últimos anos, como o plano de saúde, o Instituto de Ensino Superior (IESAPM), a organização de eventos, o Hotel Fazenda e o Resort APM. 

A transformação do antigo Clube de Campo – que causava um déficit mensal à APM em torno de R$ 200 mil – em Hotel Fazenda foi concluída no fim do primeiro semestre deste ano. A mudança foi possível graças à conservação e melhorias constantes pelas quais o local passou nos últimos anos. Exemplos disso são as reformas dos restaurantes, do sistema de abastecimento de água, melhorias nas acomodações, inclusão de ofurôs no parque aquático, instalação de academia 24 horas e novas opções para o Centro Hípico. 

O agora Hotel Fazenda APM está aberto ao público externo, contribuindo para a ocupação dos espaços principalmente durante os dias da semana. E os médicos associados continuam podendo usufruir do espaço e de todos os seus serviços, com condições absolutamente diferenciadas em relação aos demais hóspedes

Para os próximos anos, já está sendo desenvolvido o projeto do Resort APM – que contempla a construção de 300 unidades de hospedagem e de um centro de convenções para até 800 pessoas, no espaço do atual camping do Hotel Fazenda – por meio do modelo de multipropriedade, sem que a Associação precise utilizar seus recursos.

A organização de Congressos e outros eventos científicos para as sociedades de especialidades também está entre os novos negócios da entidade, que atua como parceira ou prestadora de serviços, cuidando de todas as etapas antes, durante e depois do evento – escolha do local, programação científica, divulgação, captação de patrocínios, contratação de fornecedores etc.

Outros projetos 

As vantagens de se ter um plano de saúde contratado diretamente pela Associação Paulista de Medicina são muitas. Além das melhores opções de empresas e coberturas, os preços são competitivos e os médicos se livram de toda a burocracia. Para qualquer modalidade de plano de saúde, os associados e seus dependentes contam com o serviço exclusivo de conciergeria. 

Com isso, têm auxílio no agendamento de consultas e exames, nas autorizações de procedimentos e nas solicitações de reembolsos. Outro diferencial do plano de saúde contratado através da APM é a orientação regulatória gratuita, que ajuda em eventuais impasses relativos a coberturas.

Outra novidade nos serviços oferecidos aos médicos é a assessoria de investimentos, em parceria com a Nobel Capital escritório da XP Investimentos designado para atender os associados da APM, com profissionais experientes e as melhores taxas e condições do mercado. Da mesma forma, desde o fim do ano passado a sede da Associação conta com uma agência da Unicred – a primeira instalada na cidade de São Paulo. Criada em Santa Catarina por um médico, a cooperativa de crédito entende e respeita as principais necessidades da classe, além de oferecer taxas e opções diferenciadas em relação às instituições financeiras tradicionais.

Os benefícios da APM aos associados estão sempre em processo de renovação e melhoria, para auxiliar o dia a dia dos médicos em todos os aspectos, da vida pessoal, familiar e profissional. Uma parceria recentemente firmada é com a empresa Dr.Conecta, cuja plataforma reúne prontuário eletrônico, agenda on-line, prescrição digital e telemedicina.

Neste ano, a publicação científica mais antiga da APM, a São Paulo Medical Journal – Evidence for health care alcançou um fator de impacto de 1.838 junto ao Journal Citation Reports/Science Edition (ISI), reflexo direto da relevância, reconhecimento e influência da SPMJ em nível nacional e internacional.

Em meio a tantas novidades, o site da APM também foi completamente reformulado e a nova versão entrou no ar em abril deste ano. O design e a estrutura modernos da página permitem uma experiência do usuário muito mais prática e interativa. A newsletter semanal, o tradicional Informe APM, também foi aprimorada, de acordo com a proposta visual do novo site.

Sob todos os aspectos – administrativos, financeiros, de gestão, produtos, serviços e benefícios –, a Associação Paulista de Medicina está sempre trabalhando para se manter sólida e atuante na vida dos médicos.