Renomados especialistas participam da abertura do GS Telemedicine & Digital Health

A abertura do Global Summit Telemedicine & Digital Health - evento da Associação Paulista de Medicina que acontece até o próximo sábado (6) no Transamerica Expo Center - ocorreu na manhã desta quinta-feira, reunindo grandes expoentes nacionais da Saúde e especialistas internacionais em Telemedicina

Últimas notícias

A abertura do Global Summit Telemedicine & Digital Health – evento da Associação Paulista de Medicina que acontece até o próximo sábado (6) no Transamerica Expo Center – ocorreu na manhã desta quinta-feira, reunindo grandes expoentes nacionais da Saúde e especialistas internacionais em Telemedicina.

O presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, destacou a importância do evento para aprofundar os debates sobre a necessária regulamentação da prática no Brasil, de forma a preservar os atos privativos dos médicos e a segurança dos pacientes, de forma que o trabalho no âmbito da Telemedicina esteja sempre dentro das fronteiras da ética.

“Muitos avanços tecnológicos já nos deram um poder inimaginável há poucos anos para melhorar a qualidade e a expectativa de vida das pessoas. Onde estamos hoje e para onde as ciências da Comunicação e da Tecnologia podem nos levar? O Global Summit Telemedicine & Digital Health cumpre bem este papel. É um imenso prazer contar com a presença de todos”, ressaltou Amaral.

Jefferson Gomes Fernandes, presidente do Conselho Curador do evento, agradeceu as pessoas que participaram da construção da programação e que se preocuparam em trazer o que existe de melhor no Brasil e no exterior no contexto da Telemedicina. “Enalteço também o protagonismo da APM, por trazer os médicos para este importante e necessário debate sobre Telemedicina.”

Na sequência, o diretor de Tecnologia da Informação da APM e presidente da Comissão Organizadora do GS, Antonio Carlos Endrigo, enfatizou que a tecnologia deve ser usada como um meio, e não como um fim. “Temos que saber como fazer bom uso dela e ter capacidade de organizar e regular os usos dessas tecnologias sob leis e resoluções para orientar profissionais de Saúde e seus pacientes no uso delas. Estes são os principais objetivos propostos pelo Congresso.”

Frank Lievens, da International Society for Telemedicine and ehealth, cumprimentou a organização por colocar o evento em um patamar global, já que a Telemedicina está ocorrendo em todo o mundo: “Todos podemos aprender com os outros paises, que têm culturas e situações diferentes em termos de estrutura social e de Saúde. Somos todos cidadãos e pacientes em alguns momentos da nossa vida, por isso não represento apenas os médicos ou a Sociedade Internacional para Telemedicina e saúde digital”.

Já o representante da American Telemedicine Association, Bernie Elliot, destacou os excelentes painéis do evento e a oportunidade excitante para debater sobre o futuro da Medicina, especialmente no que tange ao aumento da satisfação dos pacientes e à possibilidade de redução de custos na Saúde.

Por fim, o presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), Humberto Oliveira Serra, ressaltou que o GS será um divisor de águas para a saúde brasileira e que a entidade se sente honrada em realizar seu 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde concomitante ao evento.

Atividades pré-congresso
O Global Summit Telemedicine & Digital Health teve início na última quarta-feira, 3 de abril, com exposições sobre Health Thinking: Transformando a Área da Saúde por Meio das Tecnologias Exponenciais – Uma Dinâmica para uma Agenda Positiva na Área da Saúde; Educação em Telemedicina Responsável, Eficiente e Sustentável; Implementando a Interoperabilidade em Sistemas de Informação em Saúde: Os padrões Health Level Seven (HL7); Telemedicina e Inovação em Saúde Digital – Hospital Israelita Albert Einstein; e exemplos práticos de inteligência artificial e saúde e de big data e analytics em saúde.

Para conhecer a programação completa, acesse http://telemedicinesummit.com.br.

Fotos: BBustos Fotografia