Sono, Saúde e Bem-estar são temas do XX Congresso Paulista de Medicina do Sono

Em 2023, o Congresso Paulista de Medicina do Sono chega à sua vigésima edição. O evento, que é consolidado como um dos maiores da área, acontecerá nos dias 5 e 6 de maio - no Villa Blue Tree, em São Paulo -, trazendo uma série de palestras fundamentais

Últimas notícias

Em 2023, o Congresso Paulista de Medicina do Sono chega à sua vigésima edição. O evento, que é consolidado como um dos maiores da área, acontecerá nos dias 5 e 6 de maio – no Villa Blue Tree, em São Paulo -, trazendo uma série de palestras fundamentais. O tema central do Congresso, Sono, Saúde e Bem-estar, foi pensado especialmente para abranger a Medicina do Sono na prática clínica, com foco em qualidade de vida.

Segundo a presidente do CPSono2023, Tatiana Vidigal, além de esta ser uma temática atual, também está alinhada com as principais tendências mundiais voltadas à preocupação com saúde, bem-estar e envelhecimento saudável. Isso engloba uma vasta grade científica com diferentes especialidades, trazendo para a prática médica a importância de se discutir sobre sono e entender de que forma ele afeta os indivíduos, além de permitir identificar como está diretamente interligado à qualidade de vida e à promoção de saúde.

Para a especialista, a participação de diferentes especialidades médicas contribui na troca de experiências, já que a área de atuação conversa com, basicamente, a maior parte delas. “A Medicina do Sono engloba diversas especialidades. Os distúrbios do sono acontecem em qualquer idade e cada faixa etária possui suas peculiaridades. O sono é multifatorial e seu acompanhamento, na maioria das vezes, multidisciplinar”, explica.

A médica pontua também que distúrbios do sono estão correlacionados com diversas doenças sistêmicas e mentais. Por exemplo, pacientes que apresentam pressão alta de difícil controle e refratária ao uso de medicamentos podem ter casos de apneia do sono sem diagnóstico consolidado, o que interfere no tratamento e, consequentemente, causa a evolução do problema.

“Obesidade, redução de libido e demências são outras condições relacionas aos distúrbios do sono que precisam ser abordadas, motivo pelo qual a aproximação científica interdisciplinar é fundamental. Novos tempos exigem estratégias diferenciadas, por isso, o Congresso reafirma o seu compromisso em expandir o conhecimento”, destaca a presidente.

Tatiana Vidigal expõe que as expectativas são de comemorar os 20 anos da criação de um Congresso que sempre buscou trazer atualizações nos mais variados temas que envolvem a Medicina do Sono.

“Manteremos o formato da Arena Sono, modelo inovador de apresentar aulas em congressos. Nesse formato, o palestrante apresenta objetivamente o tema de sua aula e, em seguida, os debatedores enriquecem as discussões com tempo maior que o habitual, tendo 30 minutos para enfatizar o dia a dia do consultório do especialista em Medicina do Sono”, complementa.

Não fique de fora! Para conferir a programação completa e realizar a sua inscrição, basta clicar neste link.