Todos são fundamentais para reduzir as mortes no trânsito

Propor ações e medidas para poupar milhares de vidas em acidentes de trânsito é um dos principais objetivos do movimento Maio Amarelo, que chega neste ano em sua 9ª edição, sob o tema “Juntos Salvamos Vidas”.

Últimas notícias

Propor ações e medidas para poupar milhares de vidas em acidentes de trânsito é um dos principais objetivos do movimento Maio Amarelo, que chega neste ano em sua 9ª edição, sob o tema “Juntos Salvamos Vidas”.

De acordo com o relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito. No Brasil, as mortes decorrentes de acidentes de trânsito são a oitava principal causa e, em média, três pessoas morrem no trânsito a cada hora.

Algumas ações, como o controle de velocidade nas vias, a educação para o trânsito e a efetiva aplicação das leis são fundamentais para a redução das mortes no trânsito.

Controle de velocidade

O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes de trânsito em todo o mundo. Estudos apontam que um pedestre ou ciclista tem 90% de chances de sobreviver se atingido por um carro a 30 km/h. Se o carro estiver a 50 km/h, a chance de sobrevivência é de apenas 15%.

É nesse sentido que, com o objetivo de diminuir a severidade dos acidentes de trânsito, diversas cidades pelo mundo têm adotado medidas para limitar as velocidades. Na Europa, Paris e Bruxelas, por exemplo, adotaram o limite de velocidade de 30 km/h em toda a cidade, com exceção de algumas vias.

Já no Brasil, São Paulo reduziu a velocidade de suas vias arteriais para 50 km/h ainda em 2016, assim como Curitiba, que adotou o mesmo limite de velocidade em 2021.

Formação de motoristas

Promover a educação para o trânsito é fundamental para a redução de mortes no trânsito. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes de trânsito estão ligados a fatores humanos.

Por isso, a preparação dos motoristas deve ser encarada como uma ação de cidadania, e a educação para o trânsito deve começar desde a infância. Ações como o Programa Educa, desenvolvido em conjunto pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o ONSV, fornecem materiais didáticos para escolas com o objetivo de introduzir na grade curricular temas como a educação no trânsito.

Na Nova Zelândia, por exemplo, houve uma redução de 23% no número de jovens de 15 a 29 anos hospitalizados por conta de acidentes de trânsito após a adoção de um sistema de graduação para a obtenção de licença para dirigir. No Brasil, especialistas apontam que a formação de condutores pelas autoescolas é insuficiente para preparar motoristas para um trânsito mais seguro.

Controle e aplicação das leis de trânsito

O rigor na aplicação das leis de trânsito é uma das medidas mais efetivas para a redução das mortes de trânsito. Reforçar a exigência do uso do cinto de segurança ou a proibição da ingestão de álcool antes de dirigir, por exemplo, são medidas que podem ter um impacto enorme na mudança de comportamento dos motoristas.

Um exemplo disso é a redução de 30% no total de vítimas de trânsito no Brasil no período de 2011 a 2020. Essa diminuição se deve, entre outros fatores, à efetiva aplicação da Lei Seca, que proíbe a condução de veículos caso o motorista tenha ingerido qualquer quantidade de bebida alcóolica.

Você também pode “salvar vidas”

O tema do movimento Maio Amarelo em 2022 é “Juntos salvamos vidas”. A campanha deste ano tem como objetivo destacar o poder de cada cidadão em salvar vidas através do respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas no trânsito.

Diversas atitudes podem ter um impacto enorme na redução dos acidentes de trânsito, como não usar o celular ao dirigir, não dirigir após ingerir bebidas alcóolicas, não dirigir acima da velocidade permitida, respeitar a sinalização de trânsito e/ou não transportar crianças abaixo dos 10 anos sem o uso da cadeirinha.

Além de uma série com quatro textos informativos e postagens nas mídias sociais, durante todo o mês de maio, o edifício sede da Associação Paulista de Medicina no centro da cidade de São Paulo e a fachada do Clube de Campo da entidade, na Serra da Cantareira, ficarão iluminados com a cor amarela para celebrar o Movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos em acidente de trânsito.