A Associação Paulista de Medicina ganhou importantes associados no dia 13 de maio, integrantes da ONG “Voluntários por Amor”: os médicos bolivianos Erwin Cordova Chavez e Nair Ernesto Ricaldez Ortega.
Erwin, que é clínico perito e está no Brasil há cerca de seis anos, diz que espera poder desfrutar dos benefícios que a Associação oferece, contribuindo de modo que ambos possam crescer juntos.
Ele explica que o motivo que o levou a se associar foi o projeto Voluntários por Amor, do qual ele é presidente e que conta com parceria institucional da APM. O médico expõe que sentiu a necessidade de dar o exemplo aos colegas integrantes do grupo a fazerem o mesmo.
Para Nair Ernesto, cirurgião geral que está no Brasil há dois anos, o principal motivo de sua associação também foi a parceria com o Voluntários por Amor. Ele explica que não conhecia todos os benefícios oferecidos, mas que a responsabilidade social foi algo que chamou a sua atenção. Além disso, expõe que acha importante a proteção que a APM oferece aos médicos.
Acompanhando-os estava a anestesiologista Sonia Flores Mamani, no Brasil desde 1999 e associada à APM desde 2004, já tendo utilizado diversos benefícios.
Sobre a ONG
O projeto começou em 2017 e visa oferecer assistência médica para imigrantes e refugiados que vivem em situações de vulnerabilidade social. Conta com a participação de profissionais da área da Saúde vindos de diversas nacionalidades da América do Sul, inclusive o Brasil.
Em 2018, a APM apoiou pela primeira vez o projeto, que realizou cerca de 1.000 atendimentos e reuniu por volta de 50 voluntários.