Investimento para iniciantes: perfil, diversificação e liquidez

O perfil é uma ferramenta de extrema importância. Ele é um direito do cliente e uma obrigatoriedade para os agentes financeiros

Artigos

No artigo anterior, tratamos do conceito de risco, retorno e perfil de investimentos. Neste, vamos explorar mais o conceito de perfil, diversificação de carteiras, liquidez e volatilidade.

Os primeiros registros médicos remontam aos egípcios. O prontuário é um documento valioso que armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo. Como os médicos têm conhecimento, é o documento que representa a singularidade do paciente e é possível traçar um paralelo deste com o perfil do investidor.

O perfil é uma ferramenta de extrema importância. Ele é um direito do cliente e uma obrigatoriedade para os agentes financeiros. O documento nos permite classificar o investidor em três grandes categorias: conservador, moderado e agressivo. Esta classificação leva em consideração o risco que cada cliente está disposto a assumir.

Em ambiente hospitalar, um paciente é atendido por uma equipe multidisciplinar e cada profissional desempenha um papel único, atuando em prol da sua pronta recuperação. Assim também funciona uma carteira de investimentos diversificada, é uma forma de manter equilíbrio entre os três elementos essenciais nos investimentos: risco, liquidez e rentabilidade.

Uma vez conhecido o perfil e a tolerância de risco, vêm as próximas perguntas: Quanto tempo este capital ficará investido? Existe necessidade de liquidez? Por que isto é relevante?

Risco, liquidez e volatilidade são conceitos interligados. Um cliente conservador tende a ter uma carteira com investimentos predominantemente mais líquidos, consequentemente com menor risco e menor volatilidade. Clientes agressivos são mais propensos a assumir riscos em prol da maior perspectiva de ganho, prescindindo de liquidez e aceitando maiores oscilações.  

Nos nossos próximos encontros, vamos conversar sobre as grandes classes de ativos que compõem as carteiras.

Até breve,

Roberta Figueira tem 28 anos de carreira, com passagens por grandes bancos do mercado, como CCF, HSBC, Merril Lynch, UBS e Safra. Tem experiência em Gestão de Operações, Valores Imobiliários, Gestão de Ativos e Fundo de Fundos. É planejadora financeira com certificação internacional CFP®, aderindo assim ao código de ética e conduta da profissão com padrão internacional. Em 2022, conquistou o exclusivo selo de Assessoria Private Wealth Planning pela XP Investimentos.