Palavra do Presidente – Sonho não sonhado

Posso dizer que hoje estou vivendo um sonho não sonhado. Presidir a Associação Paulista de Medicina é um grande privilégio

Artigos

Posso dizer que hoje estou vivendo um sonho não sonhado. Presidir a Associação Paulista de Medicina é um grande privilégio. Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os associados que votaram em nosso grupo e, especialmente, aos amigos que aceitaram estar comigo na direção desta magnífica entidade.

Possivelmente, meu “estilo de governo” será diferente, pois cada um tem suas particularidades, porém, os princípios fundamentais serão os mesmos deste grupo formado em 1995 pelo caríssimo Eleuses Paiva, hoje nosso secretário estadual de Saúde de São Paulo. Temos duas bandeiras principais – a defesa da boa prática médica e a promoção de uma Saúde de qualidade para a população. E são estas duas bandeiras que nortearão todas as nossas atitudes nesta gestão que ora se inicia.

Hoje, vivemos uma crise no associativismo. Esta perda de interesse dos médicos pelo associativismo nos enfraquece sobremaneira, refletindo na nossa efetiva representatividade e no nosso poder financeiro. Temos que repensar o modelo associativo, e com urgência. As entidades médicas precisam ser sustentáveis para poderem ter representatividade. E mais do que isso, têm que se unir. Sonho não sonhado Temos tantas bandeiras comuns aos Sindicatos, Conselhos, Associações, Sociedades de Especialidades e Áreas de Atuação. Estivemos recentemente na posse do Cremesp, e nosso discurso e o da AMB foi o de união. E assim procederemos. Não temos cor ou identidade político-partidária, pois nossa cor é a do médico e da boa prática da Medicina, para proporcionar uma Saúde de qualidade para a população.

Aqui na APM, nosso mandato será pautado pela gestão em busca da sustentabilidade, não só da APM Estadual, como de todas as suas Regionais e Núcleos. Todos os diretores precisam se envolver de corpo e alma no diagnóstico e tratamento de seus departamentos, ou melhor, suas unidades de negócio.

A Presidência precisa deste envolvimento, e como cada um dos diretores foi escolhido a dedo, por terem tradição e conhecimento dentro de suas áreas, precisam se posicionar e orientar a Presidência nas melhores soluções. Nem sempre vamos concordar, e isso é o que vai nos fazer decidir pelo melhor.

Nossa equipe é forte, coesa e competente. Vamos em frente buscar um futuro animador e que contemple a dedicação, as dificuldades e as renúncias que os profissionais da mais nobre das profissões têm que fazer todos os dias. Conto com cada um de vocês neste grave momento pelo qual passa a Medicina e o médico.

Trechos do discurso de posse do novo presidente da APM, proferido no dia 25 de novembro.

Publicada na edição 741 – Dezembro de 2023 da Revista da APM